Nelson Rodrigues, o Maldito Necessário
"Nelson Rodrigues nasceu no Recife em 23 de agosto de 1912 e faleceu em 21 de dezembro de 1980, no Rio de Janeiro. Seu pai era jornalista e dono de jornal. Teve um irmão assassinado na própria redação. Era irmão do comentarista de futebol Mário Filho, nome verdadeiro do Estádio do Maracanã. Sua irmã foi casada com o poeta e tradutor Antônio Fraga. Escreveu romances, folhetins, crônicas, contos e peças de teatro. Atuou como comentarista de futebol e chegou a trabalhar como ator em uma de suas peças, mais precisamente, “Perdoa-me por me traíres”, ao lado de Gláucio Gil. Teve várias de suas obras adaptadas para cinema e televisão, principalmente para casos especiais da Rede Globo.
Considerado extremamente reacionário, era capaz de fazer comentários satisfatório em relação à ditadura militar instalada no Brasil de 1964 a 1984 e ainda chamar a esquerda brasileira de “esquerda festiva”.
Quanto a ser reacionário, isto nunca afetou a qualidade de sua obra, assim como a de um outro grande escritor, o poeta Manuel Bandeira, também, extremamente reacionário que chegou a chamar o cronista e jornalista Heitor Cony de mau caráter e romper a amizade. Isto porque o jornalista foi o primeiro a escrever sobre o golpe militar de 1964, chamando os militares de gorila. Na época, o poeta chileno Pablo Neruda escreveu para Heitor Cony parabenizando-o por tal feito. O poeta amazonense Thiago de Mello escreveu o poema “Estatutos do Homem” e o dedicou a Cony meses depois como forma de reconhecimento de sua luta contra a ditadura recém instalada.
Sobre o autor: Poeta, letrista e pesquisador do Instituto Cultural Cravo Albin. Nove livros publicados, entre os quais, "Alguns aspectos da MPB" (Esteio Editora 2010).
Mais de Euclides Amaral: Acesse a coluna OLHO VIVO, FARO FINO no portal Baixada Fácil (sobre literatura, música, cinema e teatro)
http://iccacultural.blogspot.com/p/alter-artista.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caso tenha gostado do que encontrou aqui, comente o artigo que acabou de ler.