Pesquise Modelo de Projeto Social

07 setembro 2021

9 Sinais de que um site é fraudulento

Sinais de que um site é fraudulento 

O  cibercrime está aumentando, por isso é mais importante do que nunca se proteger de sites fraudulentos. Há várias coisas a serem observadas para manter você e sua família protegidos dos muitos golpes on-line em execução. 

O que é um site fraudulento?

Um site fraudulento pode ser definido como falso, configurado para executar algum tipo de fraude ou phishing por informações confidenciais confidenciais, com o objetivo de fraudar os visitantes do site ou até mesmo roubar suas identidades. 

Felizmente, há vários sinais indicadores a serem observados.

Sinais de que um site é suspeito

1. O nome de domínio

Sites fraudulentos geralmente usam um nome de domínio semelhante a uma empresa ou marca respeitável. Existem muitos sites fraudulentos baseados em Amazon.com, por exemplo. Eles podem incluir um nome de marca no URL, como AdidasBargains.com, mas não serem afiliados à empresa de forma alguma. 

2. Nenhuma informação de contato publicada com destaque 

Os sites honestos não têm nada a esconder; portanto, você geralmente verá alguma forma de informação de contato publicada com destaque no site, como nome, endereço, telefone e email. O Google exige que esses dados sejam óbvios para incluir um site nas páginas de resultados de seus mecanismos de pesquisa. Se você não vir um local físico, bem como dados de contato virtual, fique longe. 

3. Erros ortográficos e gramaticais

Às vezes, o URL parece legítimo, além de um erro ortográfico. Em outros casos, o conteúdo do site será mal escrito. Muitos sites de golpes tentam se passar por empresas americanas ou canadenses, a fim de fazer com que os consumidores sintam uma falsa sensação de segurança. Má mecânica é um sinal de cibercriminosos no exterior tentando enganar você.

4. Verifique o registro WHOIS do domínio

Nem todos os dados estão completamente visíveis; alguns pagam mais por contas seguras. Em geral, no entanto, a Network Solutions é o melhor lugar para ver quem possui o domínio e de onde está sendo administrado. 

Acesse https://www.networksolutions.com/whois/index.jsp e insira o URL do site que você suspeita. Verifique para ver o local em que foi registrado e a data de criação para ver quanto tempo está registrado. Sites de fraude geralmente são feitos em tempo real e desaparecem com a mesma rapidez.

5. Experimente o número de telefone listado

WHOIS deve listar um número de telefone. Ligue para ver se funciona. Se for uma secretária eletrônica, o número não estiver em serviço ou ninguém responder durante o horário comercial, é mais do que provável que seja uma farsa. Também pode ser um serviço de hospedagem de sites no qual o domínio está estacionado; nesse caso, não haverá como entrar em contato com a equipe real do site. Mais uma vez, fique longe.

6. Procure o "s" em https: //

Isso mostra que é um site seguro. Se não houver "s", o site não é seguro e outras pessoas podem acessar suas informações confidenciais. O Google não listará sites que não possuem https: // certificação.

7. Faça uma pesquisa no Google

Veja se o site tem alguma crítica ou se as pessoas estão reclamando que é uma farsa. Além disso, veja se ele aparece nos resultados dos mecanismos de pesquisa. Use o site "Reclame Aqui" para saber se existem queixas para o site que você desconfia não ser verdadeiro.

8. Verifique os links no Google.

Se for um site legítimo, geralmente ele terá links apontando para ele de outros sites. Se a única coisa que aparecer for o nome do domínio, fique longe.

9. Cuidado com e-mails de phishing

Geralmente, eles parecem ser do PayPal ou do seu banco, mas há algo de errado com o URL e nem sempre é idêntico à página de login habitual. 

Acesse https://www.usa.gov/online-safety para saber mais sobre segurança e relatar qualquer site de fraude que você encontrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caso tenha gostado do que encontrou aqui, comente o artigo que acabou de ler.

Passo a passo de como criar uma ONG