Postagem em destaque

O Projeto Valença Troca Livros Precisa de Ajuda

Ajude no Apoia.se: https://apoia.se/valencatrocalivros O Projeto Valença Troca Livros precisa de ajuda. Victor S. Gomez - Escritor, Ato...

28 maio 2019

Novos e Grandes Talentos de Valença: Ana Paula Dantas - Por Victor S. Gomez

Entrevista com a Artista Plástica  Ana Paula Dantas - Por Victor S. Gomez

A arte poderia ser uma constelação, que tal? A Constelação de Arte. Ao olhar para o céu comentaríamos: - Aquela é a Constelação de Arte. Tamanha é a defesa que os artistas fazem da arte, que poderíamos inseri-la no zodíaco. O que acham? Então penso que tudo é arte, o universo, nosso planeta, os animais, as plantas, todas as nossas profissões, tudo é arte. Só estarmos vivos, existirmos, isso já é arte. Como dizem os cientistas, somos a maior improbabilidade do universo, um dos maiores trabalhos de Deus, que como Jackson Pollock, respingava tinta sobre uma tela e transformava um quadro em seu universo particular.

Defina como você se interessou pela arte e quando você se inseriu nela.
Nasci no Rio de Janeiro, mas vivi em Brasília do primeiro mês de vida até os meus 15 anos. Formada em Ciência da Computação, trabalhei 16 anos como professora de informática e desde a adolescência já manifestava um certo gosto por diversos tipos de arte e artesanato, observando e aprendendo com meu pai a desenhar e pintar suas telas e minha mãe com sua grande habilidade para trabalhos manuais. Todo esse interesse me rendeu muitos caixas de lápis de cor, blocos pra desenho, tintas e pincéis, nos aniversários assim como prêmios em concursos. Hoje, me divido entre duas paixões, que tornam os meus dias e horas mais preciosos. O desenho artístico e o macramê que me trazem uma imensa alegria, pois através dessas formas de arte posso influenciar para o bem e tocar o coração das pessoas.



Quais técnicas você domina?
Desenho em grafite e carvão são a minha grande paixão! Gosto de ver como uma folha branca, um lápis ou um bastão de carvão podem congelar o que os olhos veem. E com muitos ou, mesmo, poucos detalhes somos capazes de "reconhecer" algo, algum lugar ou alguém. Os tons em escala de cinza, branco e preto são incrivelmente poderosos e podem formar conjuntos de sombras e luzes revelando, de forma tocante, volumes e profundidades que podem representar tudo a nossa volta! Gosto de pensar como praticamente tudo o que está à nossa volta foi criado primeiramente a partir de um desenho; mesa, cadeira, computador, celular, automóvel, enfim, objetos que em algum momento passaram a existir na representação gráfica.
Hoje, "viajo" em outras técnicas e descubro resultados incríveis, como a pintura com a borra do café perfumada e emocionante! Essa bebida cheia de charme e aroma, tb pigmenta com delicadeza, lugares e paisagens pra lá de pitorescas!
As cores também me divertem e instigam por isso viajo nas misturas do lápis de cor, giz pastel seco e nas tintas também. Sempre experimentando e aprimorando as técnicas em desenho e pintura.



Qual a importância da arte para você?
Arte é pura emoção, simples e complexa ao mesmo tempo, instigante e transformadora!
É uma forma de linguagem, talvez a mais antiga. Arte, pra mim, é uma necessidade, tanto pelo aspecto da comunicação como pelo prazer. Além disso, desenhar, pintar ou tecer é cura, é crescimento, é sensibilidade e expressão!
Aprendi com meus amados pais... o caminho é buscar a verdadeira essência da arte dentro de qualquer coisa que se faça, em qualquer área em que se atue.
Quando se fala em artistas, pensa-se apenas em músicos, pintores, desenhistas, escultores, etc. Na verdade, culinária é arte, arranjo floral é arte, dispor a mesa com harmonia e beleza é arte, relacionar-se com as pessoas é arte. Devemos ser artistas no verdadeiro sentido da expressão, em tudo que fazemos. É a arte da vida. Tudo o que existe tem espírito, sensibilidade e energia! Ensinamentos preciosos de Mokiti Okada e a doutrina messiânica.
Gosto de me inspirar no trabalho fotográfico de alguns amigos profissionais e também amadores. Transformo fotos em obras de arte ainda mais lindas e tocantes. O modo como podemos congelar os objetos, os lugares, as pessoas, as emoções, tudo isso pode estar contido no olhar do fotógrafo, no click oportuno, na visão poética ou percepção inspiradora que se transforma numa imagem. É maravilhoso desenhar assim!
É inexplicável a emoção que sinto quando desenho e eu acredito que a gente ganha um pedacinho da pessoa, quando adquire alguma arte feita pelas mãos de alguém!
À um ano decidi me dedicar exclusivamente à arte, por incentivo de minha maior fã… minha mãe. Além disso quero que minha filha, mesmo adulta, possa encontrar uma gaveta cheia com meus fios, lápis e pinceis e continue a brincar de tecer e pintar a vida com eles, assim como herdei de meus pais, talentos e o gosto pelo belo!
Eles costumavam dizer que o sentimento de amor, impregnado no que fazemos, tem um poder inimaginável!
Existe um mito de que o artista é um ser especial, dotado de um talento nato. Privilegiado por Deus. Eu discordo, em parte. O artista é, na verdade, um ser em construção, que precisa constantemente de treino e persistência para se afirmar. Cada uma de suas obras, precisa ser pensada e repensada, corrigida e retificada na busca da perfeição. Um pouco de talento é, sem dúvida, necessário. Mas não basta. É preciso exercitá-lo. “Só se aprende a desenhar, desenhando... assim como só se aprende a pintar, pintando. Pois bem, esse deve ser o verdadeiro espírito do artista.
Por isso, digo: Lute, pratique e trabalhe muito... até sua assinatura se transformar em autógrafo!



Para você qual a importância do voluntariado? 
Você está inserida em algum projeto voluntário?
Se sim diga qual projeto você ajuda.
Participo do Coletivo Arte Valença que visa reunir os artistas de Valença. Movimento em prol da valorização, exposição e propagação da ARTE VALENCIANA! - Valença-RJ.
Artes Plásticas - Literatura - Dança - Teatro – Música
Trabalhar por um propósito tão nobre é algo grandioso uma oportunidade de transformar coisas, pessoas e situações, nosso intuito é fazer com que as pessoas valorizem e se contagiem pela arte e tudo que ela pode lhes proporcionar. Que alcancem este grande propósito, centenas de vezes maior do que apenas sobreviver em sociedade.




Você acha fácil trabalhar com arte em nossa cidade? Explique os motivos.

Se não diga qual seria sua proposta para melhorar.
Acho bem complicado desenvolver arte na cidade. Não há, de fato, incentivo ou valorização. Mas há um movimento interessante e novo tentando mudar essa realidade. Penso que depende muito mais de nós artistas, de parar de acreditar que tudo só acontece se houver envolvimento político. Sim, o poder público pode ajudar, mas não deve figurar como protagonista! Nós somos a célula mais importante, a engrenagem mais poderosa, capaz de mover o universo em prol da cultura e da arte… basta acreditarmos, nos organizarmos e partir para a ação. Mesmo que comecemos com pequenos movimentos ou intervenções modestas. É preciso começar! Colocar pra fora nossos talentos para que todos vejam, sintam e vivenciem a mesma emoção que sentimos quando criamos e desenvolvemos nossas obras!
O respeito e a valorização serão consequências naturais!



Para você, o artista deve ter uma postura distante, ou ir de encontro a população, compartilhando sua arte, e aprendendo junto com todos?
Distante, de forma nenhuma! Nos aproximamos das pessoas quando contemplam nossas obras, quando interagem com elas, quando admiram e também quando não se identificam, pois de alguma forma já ouve conexão.
A arte é uma forma de linguagem, talvez a mais antiga. Pode trazer muitos benefícios à saúde do corpo e do espírito, tanto pelo aspecto da comunicação como pelo prazer que proporciona. O desenvolvimento e a prática do fazer artístico são muito importantes para o ser humano! A arte pode tocar você e transformar o modo como enxerga o mundo à sua volta.
Sempre penso como é fascinante transformar uma superfície branca e vazia em ARTE, com o único e nobre propósito de EMOCIONAR! A obra torna-se completa no momento do último traço, mas só ganha status quando recebe o primeiro olhar observador, depois do artista.
São diferentes impressões, diversas percepções, milhares de interpretações... muitas sensações. Se não fosse pelos nossos olhos... que propósito teria a LUZ e a SOMBRA? Assim, como uma das mais complexas estruturas do corpo humano, nosso olhar leva a todas as células mensagens poderosas que nos provocam reações, intituladas EMOÇÕES!
Este é o propósito!



O sonho de juntar o trabalho artístico e doação, e fazer dele uma ferramenta de transformação social é viável?
“A lei do Darma diz que todo ser humano tem um talento único. Ou seja, você tem um talento só seu. Ele é único em sua expressão e tão específico que ninguém mais em todo o planeta tem igual, ou maneira parecida de expressá-lo. Isso significa que há uma coisa que você pode fazer de um jeito melhor do que qualquer outra pessoa sobre a terra. Quando você esta fazendo essa coisa, perde a noção do tempo. E quando esta expressando esse talento único - e muita gente tem mais de um -, você penetra na consciência atemporal.”
Gosto demais dessa definição de Chopra! Por isso, penso muito em resgatar um projeto antigo… uma Escola, uma oficina de artes que contemple jovens, adultos ou crianças dando-lhes a oportunidade da descoberta de si próprios como artistas. Estimulando talentos esquecidos ou nunca revelados. No tempo certo, vai acontecer!
Termino com uma lembrança de minha mãe...uma de suas últimas falas em vida, seu último conselho…
"A vida tem a cor que você pinta! Examine tudo e mude a direção se for necessário, pois mudando você... você muda os outros!"



Participei recentemente de alguns projetos:
Exposição no Espaço Excalibur em Juiz de Fora, que abriu as portas e abrigou um projeto  magnífico, cuja nobre missão foi presentear os artistas dando-lhes visibilidade e valor à suas obras. Foi maravilhoso! Me senti especialmente acolhida e valorizada! Pude contar um pouco da minha trajetória, inspirações e técnicas. Conquistar o olhar das pessoas é mágico, mas tocar seu coração compartilhando minha paixão pelas artes, é esplendoroso!
Mostra de Desenhos e Pinturas na 17ª Feira de Cultura da Fundação Léa Pentagna, a casa Museu mais charmosa e encantadora da região. Valença é, mesmo, uma cidade privilegiada por abrigar uma instituição com tão alto valor cultural e que está sempre na luta fomentando turismo, arte, lazer, educação, história, saúde e bem estar!
Exposição de Desenhos e Pinturas Artísticas na Rua Cultural Olga Tabet – Espaço de cultura na Festa da Glória / Valença-RJ.
Mostra de trabalhos em Grafite, em homenagem à Rosinha de Valença.
Exposição "Rosinha de Valença - Chega de Saudade!"
Uma homenagem à Rosinha nos 60 anos de bossa nova. Exposição de materiais biográficos, artísticos e apresentações ao vivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caso tenha gostado do que encontrou aqui, comente o artigo que acabou de ler.

Passo a passo de como criar uma ONG