Curso de Elaboração de Projetos Sociais e Culturais
Acho muito importante a capacitação de quem quer fundar uma ONG. Elaborar um projeto social não é coisa fácil, como pensam alguns, por isso a capacitação é de fundamental importância. Eu mesmo não me acho muito capacitado na elaboração de projetos sociais, penso que ainda tenho muito a aprender e assim que for possível estarei fazendo um curso de Elaboração de Projetos, quanto mais se aprende, melhor.
Aproveite essa oportunidade e se inscreva nesse curso, não é tão caro assim, e é um investimento que vale a pena.
OBJETIVO DO CURSO
A habilidade de colocar uma ideia no papel, aliada a competência de implementação e gestão são essenciais para o alcance de resultados, a sustentabilidade de projetos e a busca de parceiros.
O treinamento Elaboração de Projetos Sociais/Culturais foi concebido para contribuir com a compreensão dessa fase, pois um projeto que não está bem elaborado e não passou por um processo de planejamento adequado pode não localizar parceiros e recursos e, ainda, ter problemas na implementação que refletirão no distanciamento dos resultados esperados.
O Objetivo do treinamento é apresentar, ao participante, subsídios para a concepção e desenvolvimento de projetos, por meio de ferramentas que contribuem para o planejamento, a elaboração e a identificação de oportunidades que colaborem na transformação da realidade.
A QUEM SE DESTINA
Profissionais que atuem ou queiram atuar em projetos sociais/culturais nas diversas áreas do conhecimento humano, seja por meio de Organizações Particulares, Governamentais ou Terceiro Setor; Universitários e Público em Geral, que tenha interesse no tema.
PROGRAMAÇÃO
O processo de construção de Projetos
A construção do conhecimento. Buscar fontes de informação, estruturar equipe, identificar pares e parceiros, estabelecer e reconhecer limites. Aqui olhos, ouvidos e, principalmente, a mente devem estar “abertos”.
Comunicação e Parcerias: Compartilhar e Colaborar para buscar os melhores resultados
Como, quando, o quê comunicar, a quem e outras questões vitais. As parcerias possíveis, seus riscos e oportunidades.
O poder do Planejamento e a importância do Aprendizado constante
Entender a realidade e suas relações nos possibilita enxergar oportunidades e riscos, para que possamos fazer opções corretas dentre as alternativas possíveis. O projeto é fonte inesgotável de aprendizado. Gestão, monitoramento e avaliação fornecem dados constantes e vitais, mas além de disposição e flexibilidade, é preciso saber localizar, registrar e utilizar as informações.
Ferramentas de Planejamento
Avaliação Ex-Ante, Análise SWOT e outras ferramentas que contribuem com o processo de planejamento.
Conceitos e passos para a Elaboração de Projetos
Organizar informações, pensar em ações, parceiros e financiadores, atribuir funções à equipe, estabelecer objetivos e identificar os recursos necessários.
Termos utilizados no Setor e seus reflexos na elaboração de projetos, tais como: Programas, Projetos e Ações, Accountability, Stakeholder, Responsabilidade Social, Sustentabilidade e outros.
Roteiro para a redação de Projetos
As diversas questões que devem ser respondidas com clareza e serem coerentes entre si. Redigidas com uma organização que facilite a compreensão do projeto.
LOCAL
MONELLO CENTRO DE ESTUDOS
Av. General Olimpio da Silveira, 655 – conj. 41 - Perdizes – São Paulo – SP
(entre o metrô Barra Funda e o metrô Marechal Deodoro)
DATA
23 / 11 / 2012 - 9:00 as 17:00 hs.
293,00 até o dia 13/11/2012
350,00 após 14/11/2012
PARA 3 PESSOAS OU MAIS –DESCONTO ESPECIAL
TURMAS REDUZIDAS
( inclui material didático, coffee-break e certificados individuais). Almoço não incluso
Reservas: (11) 3675-2774 e 3675-4156 ou pelo email: contato@monelloeassociados.com.br
Não serão aceitas lnscrições no dia da realização.
A realização está condicionada à formação de turma.
FACILITADORES
Regina Calia
Bacharel em Comunicação Social possui Pós-Graduação em Administração com foco em Sistemas de Informação, e extensões em Gestão Cultural e Gestão para Organizações do 3° Setor. Atua no terceiro setor desde 1991, trabalhando junto a organizações sociais, públicas e privadas, nacionais e internacionais, como Agenda Pública – Agência de Análise e Cooperação em Políticas Públicas, Centro Cultural da Espanha em São Paulo / AECID, CENPEC – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária e Instituto Itaú Cultural nas quais adquiriu experiência em planejamento, elaboração, gestão, avaliação e análise de projetos e parcerias. Desde 2010, é também parecerista para projetos no Ministério da Cultura para as áreas de Educação e Cultura e Eventos de Reflexão, Crítica e Pensamento Cultural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caso tenha gostado do que encontrou aqui, comente o artigo que acabou de ler.