Postagem em destaque

O Projeto Valença Troca Livros Precisa de Ajuda

Ajude no Apoia.se: https://apoia.se/valencatrocalivros O Projeto Valença Troca Livros precisa de ajuda. Victor S. Gomez - Escritor, Ato...

23 outubro 2012

O Conceito de Cidadania

O conceito de cidadania é o ato de ser cidadão, com seus direitos e deveres garantidos.

O conceito de cidadania tem origem na Grécia clássica, sendo usado então para designar os direitos relativos ao cidadão, ou seja, o indivíduo que vivia na cidade e ali participava ativamente dos negócios e das decisões políticas. Cidadania, pressupunha, portanto, todas as implicações decorrentes de uma vida em sociedade.

Ao longo da história, o conceito de cidadania foi ampliado, passando a englobar um conjunto de valores sociais que determinam o conjunto de deveres e direitos de um cidadão "Cidadania: direito de ter direito".


Ser cidadão requer que você tenha seus direitos garantidos, mas também que cumpra com seus deveres. Que contribua com a sociedade de alguma forma, tanto pode ser com o trabalho voluntário como também fazendo sua parte, contribuindo com a preservação do meio ambiente em que vive, e respeitando o direito dos seus semelhantes.

A cidadania vem se desenvolvendo através dos tempos e cada vez mais se aproxima do que todos nós almejamos: Uma sociedade mais justa. Mas para isso é preciso que todo cidadão seja cônscio das suas responsabilidades enquanto ser coletivo. Somente assim será possível atingir o objetivo final, que é o bem comum de todos.

fonte:


Passo a passo de como criar uma ONG