Pesquise Modelo de Projeto Social

03 abril 2012

As Dez Moedas

Um Conto de Victor S. Gomez

Com aquele pote na mão, sorrindo sem parar, Danilo corria pela trilha em direção à sua casa. Ofegante, dava pequenas paradas para repor o ar nos pulmões, mas logo em seguida disparava a correr novamente. Tinha pressa, queria mostrar a todos o seu achado. Vinha da beira do rio, ia lá sempre que tinha uma chance para brincar com seus brinquedinhos de plástico, carrinhos, bonecos e carroças. Fazia cidades e construía pequenos lagos para lançar seus barquinhos de papel. Foi fazendo um desses lagos que achou o pote. Estava cavando o chão com um graveto quando cutucou uma coisa mais dura. De início, pensou que podia ser uma pedra, mas começou a raspar a terra com força e notou que tinha uma tampa e estava todo desenhado com pinturas suaves, flores, pássaros, borboletas, parecia coisa bem antiga. Com cuidado foi tirando toda a terra a sua volta, de vez em quando jogava um pouco de água em volta do pote, para amolecer o solo e facilitar a escavação. Levou algum tempo nesse trabalho cuidadoso, pois não queria quebrar o pote todo feito de barro. Com jeitinho, conseguiu tirá-lo dali e, ao abri-lo, a surpresa foi maior ainda: dentro do pote havia dez moedas de ouro.


"O livro Universo Interior é formado por contos, aonde são reveladas passagens de uma infância rica e cheia de fantasia, apresentadas por meninos que viveram em uma época em que tudo era possível, até mesmo acreditar que o improvável poderia ser realidade.

O livro nos remete a um passado não muito distante, de cidades interioranas, tranquilas, mas cheias de mistérios; e a um mundo interior que é o nosso interior, com problemas que não são revelados, mas que todos nós temos.


Um universo interior que pertence a todos, mas que só nós mesmos é que podemos administrá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caso tenha gostado do que encontrou aqui, comente o artigo que acabou de ler.

Passo a passo de como criar uma ONG