Pesquisar este blog

14 junho 2011

Festival Santa Música – A Festa da Música no Brasil

Carolina French está divulgando no Facebook o Festival Santa Música.
 
Conexão Rio/Paris

Sustentabilidade Musical e Culturabilidade Sustentável em 8 horas seguidas de som – feitas por mais de 400 músicos – reunindo público, produtores e outros profissionais da música brasileira em torno de um circuito musical pelas ruas de Santa Teresa, bairro do Centro do Rio de Janeiro.

No domingo, dia 19 de junho de 2011, das 13h às 21h, ao longo dos eixos da linha do bonde, em 2 km de rua divididos em 12 diferentes espaços musicais, 100 diferentes bandas vão se apresentar em versões acústicas, semi-acústicas e amplificadas.


Moradores e comerciantes também produzem seus próprios Espaços Musicais e recebem outras bandas inscritas no Festival.  Dentro das casas ou nas lojas, em janelas, varandas, quintais ou garagens.

No hall do Cine Santa, único cinema do bairro, uma loja exclusiva venderá produtos criados pelas bandas participantes:  CD’s independentes ou não, camisetas, cartões, etc.

Histórico
Uma ideia original, do grupo Coletivo Santa Música, para dar visibilidade à musicalidade contemporânea.  Por partir do conceito de uma celebração na rua, democrática e rica em diversidade artística, o Festival Santa Música recebeu da organização da Fête de La Musique – Dia da Música na França, que em 2011 fará sua 30ª edição – a chancela da International Fête de la Musique Network, que congrega mais de 430 cidades em todo o mundo, numa grande rede mundial em favor da música.
 

Santa Teresa foi escolhido por ser um ambiente de efervescência cultural, consagrado formador de opinião, de reconhecidas posições políticas e coletivas. “Santa” – um bairro de casarões e construções ecléticas, inspirados na arquitetura francesa do século XIX – é o local mais tradicional para as artes no Rio de Janeiro, onde residem e circulam muitos intelectuais, acadêmicos e artistas.

Uma das atrações mais charmosas de Santa Teresa são os velhos bondes do século passado: patrimônio histórico do Brasil e únicos veículos do tipo que ainda circulam no país. Na linha desses bondes estão os 12 Espaços Musicais do Festival Santa Música.
 
Toda a programação você encontra aqui:

Passo a passo de como criar uma ONG