Pesquisar este blog

25 fevereiro 2013

Porque Fundar uma ONG?

Algumas pessoas fundam uma ONG, com intuito de simplesmente aparecer politicamente, ou de no futuro poderem usufruir de ganhos, muitas vezes desviando dinheiro da instituição. Já passei por situações parecidas.

Quando fundei o CADECS (Centro de Assessoria e Desenvolvimento Cultural e Social), um dos membros da diretoria me propôs desviar algum dinheiro, justificando através de projeto. Mais adiante deixei essa instituição e fundei o CECI (Centro Cultural Criança Cidadã), não ficando por isso livre de situação parecida. Nessa instituição um dos membros da diretoria se afastou pelo seguinte motivo: Essa pessoa pensava que após a fundação da ONG sua vida melhoraria, o que não ocorreu, assim, ela por livre escolha se afastou.

Bom, muitos podem ser os motivos para se fundar uma ONG, mas não compactuo com nenhum ato escuso e penso que todos devem seguir por esse caminho. Todos devem estar cientes que esse trabalho é doação, que o que esta sendo feito é um ato de altruísmo, de amor ao seu semelhante. Nada impede que no futuro, com projetos em andamento, alguns dos componentes da ONG venham receber por algum projeto desenvolvido; mas nada que não seja de direito, de acordo com a função exercida e com os salários pagos na sua região.

Temos que ter em mente que uma ONG, não é uma tabua de salvação ou palanque eleitoral para aqueles que a fundam com essa intenção.

Fundar uma instituição é algo sério e de grande valor, um trabalho que dignifica. Nada mais gratificante do que encaminhar e dar opções de escolha para crianças e jovens que frequentam a sua instituição. Ensinar valores, dar dignidade e cidadania para todos.

Passo a passo de como criar uma ONG