Postagem em destaque

O Projeto Valença Troca Livros Precisa de Ajuda

Ajude no Apoia.se: https://apoia.se/valencatrocalivros O Projeto Valença Troca Livros precisa de ajuda. Victor S. Gomez - Escritor, Ato...

30 outubro 2009

Consultoria

Recebi esse email da amiga Vanessa. Mais algumas dúvidas que tento esclarecer aqui. Espero que tudo corra bem e que ela consiga alçar vôo com seu projeto.

Victor meu querido, minhas duvidas são simplesmente tudo. Como faço e qual o primeiro passo para oficializar, documentar uma ONG? O que tenho que fazer de imediato e como consigo um modelo de estatuto. Ok e se não consigo algum contador voluntário, pois estamos no começo. Tenho que ter algum documento, para poder arrecadar doações para construir nosso escritório. E para abrir uma conta bancaria, para depósitos de doadores.
Um forte abraço Vanessa

Olá amiga Vanessa
No link abaixo tem um modelo de estatuto usado por mim no Centro Cultural Criança Cidadã, que você pode modificar para adequar a sua instituição. Depois de discutido com seus companheiros de instituição, tem que levá-lo a um advogado para que seja analisado, assinado e rubricado em todas as páginas.

http://www.victorsgomez.com/search/label/Modelo%20de%20Estatuto

A legalização da ONG é um dos primeiros passos para que você consiga parceiros sérios. É claro que se você já estiver com um trabalho adiantado é muito melhor. De entrada no cartório de pessoas jurídicas, leve o estatuto e a ata de fundação, o preço varia de região para região.
Para conseguir doações é necessário que sua ONG esteja documentada e legalizada.
Se você não conseguir um contador voluntário, vá em www.portaldovoluntario.org.br , se não conseguir terá de pagar um.
O escritório a principio pode ser uma garagem, tem de ter um endereço fixo, depois você pode tentar parcerias com igrejas, ou qualquer outra instituição parceira.
Espero ter esclarecido os pontos que você me enviou, qualquer dúvida entre em contato comigo.

Passo a passo de como criar uma ONG