O Rio de Janeiro e suas Fronteiras
No sexto ano da série Histórias e culturas urbana, realizada pela Fundação Casa de Rui Barbosa e UFRJ, serão promovidas três palestras em torno do tema Planejamento e gestão das cidades: o caso do Rio de Janeiro. Os encontros serão em abril, maio e junho na sala de cursos da FCRB e pretendem examinar como planejamento e gestão podem ser pensados e aplicados no caso do Rio de Janeiro, ampliando-se a discussão para além da sua dimensão puramente técnica. Para os organizadores, a importância da administração das cidades tem ganhado extraordinário relevo na atualidade, dada a centralidade desses espaços na vida e na experiência política e cultural contemporânea. Palavras como "gestão" entraram na ordem do dia, enfatizando um aspecto técnico da administração.
Hoje, às 18 horas, a professora Maria Alice Rezende (Sociologia/PUC-Rio) ministrará a conferência "O Rio de Janeiro e suas fronteiras". A pesquisadora abordará as diferentes "fronteiras" a partir das quais se pode observar a trajetória do Rio de Janeiro em seu processo de modernização, desde o final do século XIX: a fronteira política entre república e repúblicas; a fronteira sociocultural ente cidadãos e comunidades; a fronteira intelectual ente grande cidade e metrópole e, por fim, a fronteira heurística que a sociologia urbana mantém em relação aos demais saberes, e que vem sendo corroída por experimentações inéditas do espaço da cidade.
Sou baiana, mas o RJ me encanta. MOrei algum tempo naquela cidade maravilhosa e a cada dia descobria uma história diferente. Um lugar lindo e cheio de encantos que me deixou completamente apaixonada.
ResponderExcluirAbraços,
www.minhasmares.blogspot.comou
www.naturezasentimental.blogspot.comSuzana Martins
Oi Victor, passei pra te desejar um ótimo dia e deixar um beijo!
ResponderExcluirNo mês que vem vou conhecer o Rio! \o/