Pesquisar este blog

11 fevereiro 2013

É Preciso Ampliar a Coleta Seletiva

É grande no Brasil a predominância de lixões a céu aberto, que poluem o ar, as águas e o solo e traz prejuízo a saúde do ser humano.

Os números do IBGE dizem que: 32,2% dos municípios brasileiros têm aterros sanitários e, destes, apenas 51,2% têm impermeabilização do solo e 21,6% tratam o chorume (líquido resultante da decomposição de materiais orgânicos) que geram.

Uma infinidade de coisas que não tem serventia apodrece juntamente vários materiais que podiam ser reaproveitados. Então porque não são reaproveitados? Alguns grupos já trabalham com isso.

Várias cooperativas de catadores fazem a coleta seletiva. É preciso ampliar a coleta seletiva.

O Projeto CATA AÇÃO já faz esse trabalho, e é um modelo de intervenção socioeconômica local, realizado a partir de ações de integração social e organização produtiva. Suas ações visam contribuir para a sustentabilidade econômica e a cidadania plena de catadores e suas famílias, através de uma melhor integração na cadeia produtiva, no desenvolvimento de opções de geração de trabalho e renda no contexto da economia solidária e do fortalecimento dos laços comunitários de solidariedade.

Visitem o site do Programa CATA AÇÂO



fonte: Banco do Planeta

Passo a passo de como criar uma ONG