Uma instituição onde música e cidadania caminham lado a lado. A ONG Tambores de Lá atende cerca de 60 crianças e adolescentes em seu projeto, com oficinas de percussão e capoeira e faz o resgate da cidadania desses jovens. Fundada em 2006 e contando apenas com educadores voluntários, recebeu apoio Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais do Município de São Paulo (VAI) e do CEDECA INTERLAGOS (Centro de Defesa da Criança e do Adolescente), conseguindo assim, desenvolver seu trabalho. Leia a entrevista do Educador Hertz no Portal do voluntário.

Oficinas do Tambores de Lá:
- Percussão: as crianças e os adolescentes passam por períodos de preparação e conhecimento teórico e prático com as noções de percussão, instrumento a instrumento, até que conheça aquele com que mais tem afinidade.
- Dança Afro-brasileira: com a tentativa de conhecer e divulgar essa forte manifestação cultural são ministradas oficinas teóricas e práticas para o conhecimento dos movimentos da dança e da cultura, na expectativa de aumentar a auto estima e a consciência corporal dos participantes.
- Capoeira: As crianças, adolescentes e jovens têm contato teórico e prático com a história dos movimentos afro-brasileiros, com a vivência em roda e com o aprendizado dos movimentos principais da capoeira.
- Passeios Culturais: visando a aumentar o repertório cultural são realizados, ao menos uma vez por mês, passeios pela cidade como um todo na busca de manifestações culturais que tenham ou o som ou a dança como foco.
- Discussão de cidadania: de forma transversal todas as atividades desenvolvidas no projeto devem buscar o conhecimento dos direitos e deveres na perspectiva de atuação mais crítica dos adolescentes e jovens. As atividades desenvolvidas permitem abordar temas do cotidiano, escola, mercado de trabalho, profissões, comunicação, esporte, lazer, namoro, sexualidade, DST/AIDS, violência, drogas, relacionamento familiar e outros de interesse das crianças e dos adolescentes. Além de trabalhar sobre a rotina de vida canalizando suas energias para as atividades criativas e de produção.
Quem estiver interessado em conhecer o Tambores de Lá, basta entrar em contato com Hertz/Andréa, através do email: hertzoliveira@ig.com.br ou Tel: (011) 7561-2381 São Paulo.
Que iniciativa maravilhosa! Estão precisando de uns projetos desses aqui no ES!
ResponderExcluirAprendo muito no seu Blog, Victor. Saiba que acho essa coisa da música e da capoeira uma atividade muito louvável, de integração dos excluídos. Por isso, sempre venho aqui, nem sempre comento, mas venho.
ResponderExcluirAmigo;
Postei no Galeria. É uma postagem que me dá orgulho. Gostaria que vc fosse apreciá-la e que deixasse a sua opinião. Mas é no Galeria, se vc quiser ir aos outros Blogs, vá depois.
Um abraço,
Renata
Todos os projetos sociais que incluem a arte como forma de expressão são maravilhosos. Temos um projeto semelhante em nossa ONG. O Roda de Tambores - Terapia da Alegria ensina crianças e adolescentes a cinstruir instrumentos de percussão com material alternativo e a toques e estilos musicais.
ResponderExcluirVisitem e conheçam um pouco mais:
www.movimentoartecultura.com
Grande abraço,