Pesquisar este blog

24 fevereiro 2011

Projetos sociais: Trabalho Voluntário

No ano de 2000 fundei em Seropédica com a ajuda de alguns amigos, o Centro de Assessoria e Desenvolvimento Cultural e Social (CADECS). Sendo diretor executivo da instituição por 2 anos. No início de 2003, por divergências internas, me afastei da instituição junto com todas as parcerias e fundei o Centro Cultural Criança Cidadã (CECI). Também dirigindo esta ONG como diretor executivo por 3 anos.

Durante este período (2000 – 2005), fiz inúmeras parcerias com outras instituições (ONGs) e empresas, e com a Paróquia Maria Mãe da Igreja, que nos cedeu uma casa em comodato no bairro Parque Jacimar, para ser nossa sede. Junto com toda diretoria criei vários projetos, os quais posso destacar:

Biblioteca Amiga: Que na época contava com um acervo de 3000 volumes e atendia todos os alunos do municipio.
     
    Escola de Informática e Cidadania: Funcionando com dez computadores e uma impressora, cedidos pelo Comitê para Democratização da Informática (CDI).
       
      E a Trupe da Leitura: Um grupo de teatro formado por adolescentes da comunidade, que levava o incentivo à leitura às escolas de Seropédica.

        Além de oferecermos a comunidade inúmeras palestras e seminários. Nosso atendimento à comunidade era de uma média de 70 crianças por dia, o que nos dava um total mensal de mais ou menos uns 1400 atendimentos por mês.

          Fundamentado nessa experiência é que me proponho a auxiliar e dar dicas para pessoas que queiram começar um projeto social. Tarefa bastante árdua posso assegurar, mas também bastante gratificante, quando percebemos os frutos que colheremos mais adiante. Como acontece comigo ainda hoje, quando vou a Seropédica e encontro os meninos que atendi naquela época. E que agora estão empregados no mercado de trabalho ou como alguns que ingressaram na faculdade.
            Agradeço a todas as pessoas, que me ajudaram nesta grande missão, de todo coração, sem exceção alguma e a todas que ainda hoje mantém vivo nosso sonho.
              Victor S. Gomez

              Passo a passo de como criar uma ONG