Pesquisar este blog

05 outubro 2008

Literatura: Livro sobre MPB é lançado no Rio


Meu amigo , o poeta Euclides Amaral está lançando no Rio livro inédito sobre MPB. Apareçam lá, a entrada é franca.
O acervo da Música Popular Brasileira acaba de ganhar mais uma contribuição. No próximo dia 15 de outubro será lançado, no Centro Cultural Memórias do Rio, rua Gomes Freire, 289 (às 20 horas/entrada franca), o livro 'Alguns Aspectos da MPB', do poeta, letrista, produtor e pesquisador Euclides Amaral. Produzida pela Esteio Editora, a obra documenta e descreve a história do choro, do samba, do hip-hop e do funk, além de mapear a MPB no cinema nacional.
Euclides Amaral explica: "O objetivo do livro é documentar alguns dos gêneros que integram a MPB e destacar aspectos principais de cada um deles". Segundo Júlio Diniz, Diretor do Departamento de Letras da PUC-Rio, crítico e autor do prefácio: "O livro é dividido em oito blocos dedicados a temas importantes que têm a música popular brasileira como eixo de articulação"
Bairro boêmio do Rio e cenário de diversas manifestações artísticas, o autor escolheu a Lapa como palco para o lançamento da obra. Além da tradicional sessão de autógrafos, a noite reserva canjas agradáveis com muito samba, choro e poesia. Após o lançamento a publicação poderá ser encontrada nos seguintes endereços: Livraria Leonardo da Vinci – Av. Rio Branco, 185 ; Livraria Arlequim - Paço Imperial - Praça XV; Esteio Editora, em Duque de Caxias, pelo telefone 4128-0458 e www.plurarte.com.br (loja virtual).
Sobre o autor:
Euclides Amaral é autor de seis livros de poesia e um de contos (Editora Aldeia). Estudioso de MPB, trabalha no Instituto Cultural Cravo Albin e é um dos pesquisadores do "Dicionário Houaiss Ilustrado da Música Popular Brasileira" (Editora Paracatu, 2006). Produziu discos para artistas/selos independentes e gravadoras. Como letrista tem composições gravadas em parceria com Renato Piau, Sidney Mattos, Cacaso, Xico Chaves, Reizilan, Marko Andrade, Rubens Cardoso, entre outros. Dentre seus intérpretes destacam-se Luiz Melodia, Carlos Dafé, Lúcio Sherman, Anna Pessoa e Elza Maria. Mais dados sobre o autor: www.dicionariompb.com.br

Passo a passo de como criar uma ONG