Pesquisar este blog

04 janeiro 2011

11 Dicas para Quem Quer Criar uma ONG

Não é preciso ser um especialista no assunto para saber que quando queremos começar um novo projeto, precisamos estar preparados e cientes da grande batalha que teremos pela frente.

Criar uma ONG é tarefa que requer embasamento, disciplina e muita vontade de ajudar a quem precisa. Não adianta apenas o querer, se bem que ai já temos meio caminho andado, precisamos também nos capacitar para a empreitada que nos espera.

Fazer cursos de capacitação para o gerenciamento de ONGs é fundamental, na internet você pode encontrar vários cursos e a preços bastante interessantes.

Além do material que disponibilizo aqui, é necessário que se leia bastante sobre essa matéria. Muitas pessoas acham que para fundar uma ONG é apenas preciso começar, é ai que mora o perigo, pois essas pessoas logo encontram obstáculos que dificilmente conseguirão ultrapassar, causando com isso o fechamento da instituição.

Pense bem assim que começar a se interessar por qualquer empreitada, isso não vale somente para projetos sociais, isso serve também para tudo na vida. A chave de tudo é você estar preparado para a vida, se capacitando, estudando.



  1. Organize-se.
  2. Crie um código de ética.
  3. Seja participativo e delegue funções.
  4. Para decisões de assuntos relevantes convoque sempre a Assembléia Geral.
  5. Nunca fira o código de ética da ONG.
  6. Seja contra qualquer tipo de discriminação.
  7. Implemente parcerias.
  8. Sempre planeje a longo prazo, não tenha pressa.
  9. Seja transparente sempre.
  10. Trabalhe incessantemente.
  11. Não pare pelo caminho.

Passo a passo de como criar uma ONG