As melhores peças para seu carro podem ser encontradas aqui

Http://www.Motordoctor.PT

01 março 2018

A Simplicidade do Planejamento Estratégico

Acompanhe o excelente trabalho de Evelyne Leandro. Adquira suas cartilhas.

Em 2000 fundei uma instituição, CECI - Centro Cultural Criança Cidadã, que  praticamente nasceu com um planejamento estratégico, isso facilitou em muito nosso trabalho. Quando mostramos o projeto para nossos parceiros a instituição já estava praticamente funcionando. A estratégia, os objetivos e metas já estavam estabelecidas, por isso tudo vinha funcionando há algum tempo. Saber o que se quer fazer e de que maneira você vai alcançar seus objetivos, é o melhor caminho para que um projeto venha a ter sucesso. Victor S. Gomez

Texto de Evelyne Leandro
"Como montar um Planejamento Estratégico? Simples. Se a organização existe, existe por algum motivo. Esse motivo define o que a empresa quer e aonde quer chegar. Assim começa o planejamento estratégico de uma empresa.

A partir da definição do termo estratégia pode-se entender um pouco mais sobre o planejamento. Estratégia pode ser conceituada como um conjunto de decisões que levará a organização ao alcance dos resultados esperados. Essas decisões são aplicadas dentro de um plano de longo prazo, onde são estabelecidos os objetivos e metas que devem ser atingidos nesse período. Aí está a segunda parte de um Planejamento Estratégico.


Então, o Planejamento Estratégico é a definição do que a organização é, aonde ela quer chegar e de que forma isso acontecerá. Assim sendo, ele contêm a missão (o quê), a visão (aonde), valores e princípios que nortearão as estratégias, os objetivos e metas a serem alcançados, além do plano de ação que guiará a organização até o destino estabelecido dentro do prazo do planejamento, que, normalmente, é de dois a cinco anos.

O planejamento estratégico torna-se importante não por estar no papel, mas por ser capaz de orientar a empresa dentro daquilo que foi estabelecido pelo grupo de gestão da organização. Porém, ele precisa ser acompanhado e avaliado com uma freqüência regular para que a instituição não saia do seu foco estratégico e possa alcançar os resultados dentro do prazo estipulado.

Agora, a pergunta que não quer calar: você sabe por que sua organização existe? Sem essa resposta, nada de planejamento. Por isso, muitas organizações acham o processo de desenvolver o Planejamento Estratégico difícil e/ou demorado."

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Caso tenha gostado do que encontrou aqui, comente o artigo que acabou de ler.

Passo a passo de como criar uma ONG

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *