As melhores peças para seu carro podem ser encontradas aqui

Http://www.Motordoctor.PT

03 junho 2013

Alguns Pontos Fundamentais para Criar uma ONG

Quando fundamos uma ONG temos que ter em mente a organização, pois nada funciona sem ela.

Capacitação e organização são pontos importantes para aqueles que querem ver seu projeto dar certo. Outro ponto importante que também não devemos esquecer é a transparência. Ela é fundamental para o bom diálogo com a comunidade. Sem ela você perde credibilidade.

1.    Comece pela organização, tente organizar-se primeiro.

Organize seu tempo, veja o que é mais importante e comece primeiro. Organize seus compromissos, tarefas e atividades, você vai precisar de tempo para se dedicar ao seu novo projeto.

2.    É super importante a criação de um código de ética. Ele é um regulamento interno que poderá evitar muitos transtornos e reuniões de diretoria desnecessárias.

A  wikipedia define o código de ética assim:

"Código de Ética é um documento de texto com diversas diretrizes que orientam as pessoas quanto às suas posturas e atitudes ideais, moralmente aceitas ou toleradas pela sociedade com um todo, enquadrando os participantes a uma conduta politicamente correta e em linha com a boa imagem que a entidade ou a profissão quer angariar, inclusive incentivando à voluntariedade e à humanização destas pessoas e que, em vista da criação de algumas atividades profissionais, é redigido, analisado e aprovado pela sua entidade de classe, organização ou governo competente, de acordo com as atribuições da atividade desempenhada, de forma que ela venha a se adequar aos interesseslutas ou anseios da comunidade beneficiada pelos serviços que serão oferecidos pelo profissional sobre o qual o código tem efeito."


3.    Participando o tempo todo e delegando funções, você agiliza o trabalho e faz com que todos participem. Alguns dirigentes têm como norma centralizar tudo, isso não é muito bom, pois algumas pessoas podem entender isso como falta de confiança ou como uma forma de ter mais controle sobre todos.
"O objetivo primário da delegação é conseguir que o trabalho seja feito por outra pessoa. Não apenas tarefas simples como ler instruções e girar uma alavanca, mas também tomada de decisão e mudanças que dependem de novas informações. Com delegação, seu pessoal tem a autoridade para reagir a situações sem ter que consultá-lo a todo instante."
http://www.malima.com.br/

4.    Quando o assunto for deveras relevante convoque sempre a Assembléia Geral. Tenha certeza absoluta da importância de uma convocação de uma Assembléia Geral, evite reuniões exaustivas somente para resolver pequenos problemas.


5.    Nunca fira o código de ética da ONG.
Procure definir bem o código de ética, ele deve ser constituído de elementos que não constam do estatuto, mas que devem der obedecidos por todos. O código de ética serve para que tudo que foi conversado e decidido no início da fundação da ONG seja respeitado.

6.    Você e todos os componentes da ONG devem ser sempre contra qualquer tipo de discriminação. É necessário que esse ponto esteja bem claro e faça parte do estatuto da ONG.

7.    Busque a implementação de parcerias, são essas parcerias que darão credibilidade ao seu trabalho e sustentação ao seu trabalho.
Seja claro com seu parceiro e o retorno sempre será recompensado.

8.    Um planejamento a longo prazo faz com que seus projetos sociais sejam melhor elaborados, nunca tenha pressa. Com tempo para planejar você pode desenvolver melhor seu projeto, para que ele seja mais notado por futuros parceiros.


9.    A transparência deve ser sempre seu objetivo, lembre-se que a ONG que você criou pertence a comunidade, ela não é um bem pessoal. Quando você se afasta de uma ONG, você não a leva debaixo do braço. Lembre-se ela pertence a comunidade na qual foi criada.

10.    Trabalhe incessantemente, mas sempre focado nos objetivos da instituição. Sem perder o foco, tudo flui mais rápida e corretamente. Devemos lembrar sempre quais são nossos objetivos e nunca nos desviarmos deles.

11.    Não desista, insista, não pare pelo caminho. Os tropeços fazem parte do caminho, não deixe que eles se tornem obstáculos maiores do que são. Você é capaz e sabe disso.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Caso tenha gostado do que encontrou aqui, comente o artigo que acabou de ler.

Passo a passo de como criar uma ONG