As melhores peças para seu carro podem ser encontradas aqui

Http://www.Motordoctor.PT

07 janeiro 2013

Reisado em Valença

Todos os anos, nos dia 05 e 06 de janeiro, acontece o Encontro de Folias de Reis de Valença, RJ, uma realização da AGFORV - Associação de Grupos de Folias de Reis de Valença.

Contando com a ajuda de alguns poucos cidadãos valencianos, um pequeno grupo de voluntários realiza o maior encontro de Folia de Reis do Estado do Rio de Janeiro. Com grande esforço e quase nenhuma ajuda da prefeitura local, eles mantém viva uma das maiores expressões de cultura popular do nosso estado.

Valença é considerada o maior reduto Folias de Reis do Estado do Rio de Janeiro, contando com o grande número de folias, e também com uma associação muito bem organizada

Um olhar mais carinhoso de nossos governantes poderia ser bom para todos, turistas de outros países são ávidos por eventos folclóricos como esse, e isso poderia trazer muitos recursos para Valença, além de ajudar na continuidade e manutenção desse movimento cultural.




"O inicio das Folias de Reis deu-se em Portugal e pelos portugueses trazidos para o Brasil. Os barões portugueses e colonizadores faziam de seus empregados escravos e subordinados que ao serem catequizados pelos Padres portugueses ao conhecer o mistério do nascimento do Menino Jesus, montaram alguns pequenos grupos em diferentes pronuncias, totalmente diferenciada do que são as Folias de Reis hoje. Com menos instrumentos e menos pessoas como integrante. Quando as folias começaram, houve muitas brigas entre elas, não que os integrantes quisessem, porem era uma maneira dos patrões tirarem suas diferenças entre si sem que as folias tivessem nada a ver, sempre por motivo de briga por escravos e a compra da terra." Continue lendo... 


  

Contato:
Ponto de Cultura - AGFORV
Projeto de Integração dos Movimentos Culturais e Afrodescendentes de Valença.
Endereço: Praça Visconde de Rio Preto, 128, sala 1, Centro.
Igreja do Rosário
Tel: (24) 81293923 (Francisco)


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Caso tenha gostado do que encontrou aqui, comente o artigo que acabou de ler.

Passo a passo de como criar uma ONG