07 outubro 2011

Como Captar Recursos no Exterior

Uma série de artigos explicando como obter recursos no exterior.

Somente com uma boa capacitação é que você poderá gerir um bom projeto.

Carla Cristina Daher é Vice-Presidente fundadora e Presidente executiva da Association Enfants d’Amazonie AEDA, organização não governamental de solidariedade internacional, cuja sede encontra-se  em Chessy, França.

 
Como obter financiamento para projetos em países da Europa

Por Carla Cristina Daher

Preâmbulo –

Apresentar um projeto social requer antes de tudo que a estrutura da sua instituição esteja organizada, que os membros administrativos estejam preparados para prestar contas de acôrdo com o calendário estipulado entre as partes e que os membros executivos estejam preparados para aceitarem interferências do financiador.

O Brasil hoje figura entre os países do BRICs (Brasil, ĺndia, Rússia e China) e goza da fama de 8ª potência mundial. Os grandes investidores voltaram-se para a África e países do leste Europeu. O que torna ainda mais dificil a aprovação de um projeto originado do Brasil.

Se sua organização é jovem e ainda não comprova 3 anos de criação e ainda não executou projetos, as chances de êxito do pedido de financiamento serão bastante reduzidas.

Existem algumas instituições financiadoras que coparticipam em percentuais de até 50% do seu projeto, ainda que sua instituição seja debutante, mas há degraus à galgar principalmente se o projeto em questão não estiver focalizado no que eles pretendem financiar.

Nomenclaturas de organizações não governamentais –

A figura legitimizada do trabalho humanitário surgiu na França em 1901, sofrendo alterações de acôrdo com os contextos apresentados durante cada catástrofe natural e  guerras inter-nações e mundiais.

Nos países Europeus as nomenclaturas diferem das nacionais. Uma organização nãogovernamental pode ser uma ONG, uma Fundação, uma Associação. A figura da OSCIP  não é conhecida. Mas isso não consiste em impedimento.

Existe uma equivalência que pode servir de base para que o pleiteante saiba como os financiadores “entendem” sua instituição:

ONG – Associação (de solidariedade nacional ou internacional)cujo exercício financeiro (doações, renda em eventos, venda de produtos pertinentes à causa da qual defendem, etc.) esteja acima do patamar de 132mil euros/ano.

ASI – Associação de solidariedade internacional cujo exercício financeiro anual não excedeu o patamar citado acima.

Associações – são organizações não governamentais que promovem o bem estar social local ou regional, seja desenvolvendo projetos de média e longa durações ou fazendo assistência pontual.

Exemplo: Association du Coeur (Associação do Coração) – promove por meio de arrecadação de alimentos, refeições para pessoas de baixa ou nenhuma renda.

Fundação – Só existem 2 maneiras de se registrar uma organizaçao não governamental com a nomenclatura de “Fundação”.

a-    Fundação empresarial;

b-    Fundação criada por família de pessoa que tenha sido figura proeminente ou afortunada,cujos bens seriam no todo ou em parte, doados à instituição nascente.

Tipos de organizações não governamentais –

Desenvolvimento – São aquelas cujos projetos apresentam a perenidade média mínima de 1 ano e deixam em seu “rastro”, a consolidação do trabalho por meio de multiplicadores locais;

Emergenciais – São aquelas cujo trabalho é o de minimizar as consequências de catástrofes (Cruz Vermelha, Médicos Sem Fronteiras).

Se após ter lido essa resumida explicação você ainda pretende apresentar um projeto às financiadoras européias, minha sugestão é que acompanhe os artigos que serão postados periódicamente.

Esse artigo nao pretende ser um curso, ou um “passo-a-passo” pois há emprêsas altamente preparadas no mercado para assistí-lo.

Quero lembrá-los principalmente que a figura do captador de recursos comissionado é proibida na Europa. Seu captador deve ser membro da sua instituição.

15 comentários :

  1. Obrigada por compartilhar a sua experiência e seu conhecimento!

    ResponderExcluir
  2. parabens!!!esclarecedor seus artigos.
    CONTINUE ASSIM QUE VC ANIMA AS PESSOAS A LUTAREM POR COISAS QUE PARECEM ESQUECIDAS COMO O NOSSO PROXIMO A TEMPO ESQUECIDO.

    ResponderExcluir
  3. Solicitamos E-mails de entidades internacionais que patrocinam projetos culturais e sociais.
    Petendemos realizar projetos sociais e culturais para famílias de baixa renda de Frei Paulo, cidade do Estado de Sergipe/Brasil. grato. Professor José Carvalho Conceição

    ResponderExcluir
  4. Olá amigo Jose
    gostaria que se possível você me passasse seu email para que possamos conversar.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Oi gostaria que você me passassem seu email para que possa,os conversar sobre este assunto,

    Otacilia

    ResponderExcluir
  6. boa noite gostaria da vossa ajuda:
    trabalhamos em resgate de dependente de craque,a 3 anos e com crianças carentes,porem aqui em cuiabá-mt para poder colocar alguem em clinicas terapeuticas tem que pagar e caro,ja nao tem para mulheres,tem momentos que nao sei como ajudar pois chegam ate nós varias pessoas querendo sair dessa situaçao,nao temos recursos financeiros,so ajuda de Deus e de voluntarios,trabalhamos em conjunto com igrejas mas é dificil,arecadar comida e outros,me orienta como abrir uma ong ja que orgaos do estado pediram para eu abrir para vir recursos, sera que tenho que abrir ong,associaçao ou fundaçao ? damos cursos de graça ensentivando a ter uma profissao de cabelereiro onde montamos em uma sala, meu mail é pastorevandrobalduinomissaozero@hotmail.com temos um documentario no you tube: documentario missao zero nos ajudem obrigado 65- 8153 1965

    ResponderExcluir
  7. Boa Noite,
    Nossa Diocese está localizada no sudeste do estado do Piauí, região semi-árida com a presença constante de muita pobreza em razão das circunstâncias climáticas, somadas com o descaso dos governantes. Além da pobreza material, o uso de alcool e drogas está alarmante, o sofrimento das famílias é muito grande. Diante dessa realidade nós estamos a 4 anos tentando organizar um centro de recuperação para dependentes quimico. Os organizadores da "Fazenda de Paz" em Teresina, irão nos ajudar com material humano, pois irá mandar pessoas para dar capacitação aos futuros monitores do centro. No momento, conseguimos o comodato de uma casa, porém andamos atrás de alguma instituição que nos ajude a construir os espaços fisícos necessários para o pleno funcionamento do centro. Será, que voce poderia nos indicar alguma organização que podesse nos ajudar?
    Fico no aguardo de uma resposta.

    Meu email: paroquia-imaculada@hotmail.com
    Pe. Francisco Barroso de Carvalho.
    São Raimundo Nonato - Pi.

    ResponderExcluir
  8. Esse artigo é mt esclarecedor. De uns dois anos pra cá tenho notado que está cada vez mais difícil a captação de recursos internacionais. Trabalho em uma ong que atende a crianças e adolescentes em situação de risco social. Temos um ambulatório para dependentes químicos e uma fábrica de brinquedos em madeira com uma escola de luthieria. Os adolescentes fazem viola, violino, violão e cavaquinho. Os produtos são de excelente qualidade, mas não temos pessoas que possam colocá-los no mercado, pois temos um número muito reduzido de membros que ajudam efetivamente a instituição. Será que vocês têm alguma orientação neste sentido? Meu nome é Marta Kozlowski - Barra Mansa-RJ email: construindosonhos@hotmail.com. Obrigada

    ResponderExcluir
  9. Poderia levar projetos de artesanato, para valença , pois seria muito bom para as mulheres da cidade vender seu trabalho fora da cidade.

    ResponderExcluir
  10. Poderia levar projetos de artesanato, para valença , pois seria muito bom para as mulheres da cidade vender seu trabalho fora da cidade.

    ResponderExcluir
  11. Boa Tarde. Gostaria da vossa ajuda:
    trabalhamos em resgate de dependente de craque,a 07 anos e com pessoas soropositivo porem aqui em Caxias-MA para poder colocar alguem em clinicas terapeuticas tem que pagar caro,ja não não sei mais como ajudar pois os nossos governantes não estão nem ai em nos ajudar, não temos recursos financeiros,so ajuda de Deus e de algumas mães que estão em desespero com seus filhos nas drogas. Não temos Sede própria, atendemos as famílias nas praças, no meio da rua, nas bocas de fumo de madrugada. Meu e-mail helly_vida018@hotmail.com fones: (99) 81937113 (99) 81443589 (99) 88052033 Hely de Maria Costa Oliveira Projeto Árvore da Vida CNPJ 007.732.802/0001-35. Muito Obrigado e conto com sua ajuda

    ResponderExcluir
  12. boa noite amigos cuido de varios deficientes mentais e gostaria de uma ajuda pois estou desempregado e minhas despezas e muito altas pago aluguel agua e lus e mais despesas nao estou comseguindo nivalsousa@gmail.com obrigado

    ResponderExcluir
  13. Parabens a contribuição na informação ajuda muito e eleva a vontade continuar aluta por dias melhores, Abs

    ResponderExcluir
  14. Parabens pela publicação, estou presidente de uma associação de moradores na cidade de Santa Luzia, MG, e no momento também estou em busca de alguem que possa nos ajudar a ecrever um ptojeto de captação de recursos para construção de um centro comunitario onde funcionará uma quadra esportiva e um espaço cultural para atender a comunidade que se encontra totalmente desprovida de espaço nesses moldes se puder nos indicar alguem ficarei muito grata
    meu nome é Nadir meu contato é ambasma1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Projeto Social.
    Eu, Paulo Merenda, 41 anos, moro na cidade de Promissão, interior de São Paulo, profissão Bombeiro, após sobreviver há um gravíssimo acidente num treinamento em 2007, onde me resultou na perda de todos os movimentos do pescoço para baixo.
    Passando e tendo a experiência por alguns centros de reabilitação tradicionais e a falta de recursos mais atuais e específicos no que diz respeito ao trabalho de recuperação física em nossa região, vimos a necessidade e a chance de trazer um método diferenciado e específico. Consequentemente mudando a filosofia tradicional e mostrar uma nova cultura de fisioterapia aumentando a possibilidade de recuperação.
    Nosso métodos adotados, buscam a recuperação por meio da combinação de estímulos e exercícios, que promovem a reativação do sistema nervoso, em disfunção com o objetivo de reativá-lo e reorganizá-lo, melhorando a capacidade de resposta e tendo como principal objetivo, fazer com que as pessoas ganhem mais independência.

    Sem recursos para continuar meu tratamento e a longa distancia para buscar melhoras, decidi ceder minha casa em construção e transforma la em uma Clinica de Fisioterapia e Condicionamento, onde pudesse diminuir a distancia, agilizar, facilitar, intensificar meus tratamentos e ainda dividir técnicas, experiências e equipamentos com outros que precisam e não tem condições, pois temos a esperança de um futuro melhor, caso contrario posso ficar numa cadeira de rodas para sempre.

    Sou presidente de uma Associação dos Deficientes Fisicos de Promissão, onde não temos local que nos acolham e que nos dee assistência.
    Por este fato, peço vossa ajuda para completar nosso quadro de equipamentos fundamentais, ideais e necessários as atividades, melhoras, progresso e esperança de vida, onde possamos associar nossa clinica já existente a Associação, para que possamos lhes dar uma total assistências, as sua necessidades físicas e dar lhes a oportunidade de usufruir destes métodos modernos e eficazes.

    Sou a prova viva desta história e quero ajudar como de profissão e ter a chance de superar mais esta batalha, dia a dia, dividir a alegria de sentir a vida voltando, mesmo que um pouquinho, sabendo que quanto mais lutamos, mas temos a ganhar, que nada é impossível e juntos podemos fazer a diferença , mostrar para o mundo vossa colaboração e nossa superação, nosso exemplo de vida, nosso sonho e ainda transformar nossa clinica em uma instituição sem fins lucrativos onde podemos atender todos os que precisam.

    Precisamos de:
    01 Simulador de caminhada,
    01 Estação de exercícios,
    01 Plataforma Vibratória.
    Equipamentos musculação e de condicionamento, etc...

    Qualquer ajuda será bem vinda

    Nos comprometemos a divulgar, agradecer e homenagear todos os colaboradores e em nosso banner de agradecimento no site.

    http://www.clinicaequilibriomovimento.com.br/

    Podes dizer quer sou um sonhador.
    Mas não sou o único.
    Espero que possa se juntar a nós.
    Fazendo qualquer doação e nos ajudando a construir este sonho.
    Obrigado
    PAULO MERENDA MARTINS,
    Av. Saulo Inácio de Castro, 363
    Promissão/São Paulo
    CEP - 16370-000
    Email. paulomerenda@hotmail.com

    ResponderExcluir

Caso tenha gostado do que encontrou aqui, comente o artigo que acabou de ler.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Vídeo Como Criar uma ONG

O Passo a Passo de como Criar uma ONG Texto de Alysson Andrade, Produtor e Gestor Cultural com qualificação em Gestão e Políticas Públicas Culturais / MinC -- Ministério da Cultura,SESC-SP e SecultBA. http://enfoquecultural.blogspot.com.br/

Posts Populares