As melhores peças para seu carro podem ser encontradas aqui

Http://www.Motordoctor.PT

22 julho 2011

Educar para Preservar

Esse pequeno trecho escrito por Silvio Marchini nos mostra que somente pela educação é que será possível criar uma estratégia concreta para a melhor conservação do meio ambiente.

"Entender o comportamento humano em relação ao mundo natural deveria ser o primeiro passo de qualquer programa de educação para a conservação. As principais ameaças à biodiversidade - destruição de habitat, sobreexploração, introdução de espécies exóticas, e poluição - são resultado direto do comportamento humano. Ao identificar e mensurar os fatores pessoais e sociais que determinam um comportamento de interesse, o educador conservacionista pode escolher intervenções que abordem especificamente os fatores mais relevantes, elaborando estratégias mais efetivas e eficientes de mudança de comportamento. A mensuração desses fatores permite também que o educador monitore as mudanças decorrentes de suas intervenções, avalie o impacto da educação e, em última análise, demonstre o sucesso de seu trabalho. Apesar da importância dessas avaliações, são raros os projetos de educação ambiental que fazem uso delas. Educação para a conservação tem sido tradicionalmente um campo de trabalho de biólogos e outros profissionais das ciências naturais cuja formação acadêmica não inclui as teorias e métodos das ciências sociais aplicados ao estudo e à mudança do comportamento humano." Leia aqui o texto completo.

 Alunos visitantes exploram a floresta. 
Crédito: Edson Grandisoli/Escola da Amazônia

Um dos fundadores de Escola da Amazônia, Silvio Marchini, é doutor em Conservação da Vida Silvestre. E-mail: silvio@escoladaamazonia.org

Alunos locais e visitantes em atividade conjunta. 
Crédito Edson Grandisoli/Escola da Amazônia

Um comentário :

  1. Educar será essencial para preserva, tudo deve iniciar dede cedo na escola, na família.
    Abraço.

    ResponderExcluir

Caso tenha gostado do que encontrou aqui, comente o artigo que acabou de ler.

Passo a passo de como criar uma ONG