As melhores peças para seu carro podem ser encontradas aqui

Http://www.Motordoctor.PT

28 junho 2011

Meu Projeto é Meu?


 Olá Victor

Apesar de seu blog ser super esclarecedor ainda tenho várias dúvidas porque sou novata nesse negócio de instituir uma ONG, OSCIP
Bom a minha dúvida começa com a ata de fundação, eu gostaria de saber se pode ter apenas um fundador como eu vejo por aí. O fundador tal, o fulano tal tem uma ONG, etc. Eu posso ser a única fundadora como de fato criei meu projeto social sozinha e então escolho uma diretoria da minha confiança composta por voluntários que já trabalham comigo? Digo isso porque eu de fato formatei meu projeto social sozinha, busquei parceria mesmo sem estar instituída e consegui, e só depois é que vieram os voluntários e então por isso eu sou a única fundadora e agora que devo instituir para conseguir parceria com empresas, preciso instituir o projeto e nomear uma diretoria, mas tem de ser da minha confiança pois atuo numa área de risco, não dá para confiar em quase ninguém. Como eu faço?

Bom quanto ao estatuto eu preciso saber sobre a diretoria, por exemplo, eu sou a fundadora e diretora, mas se a diretoria tem de trocar por eleição e o mandato é de um ano, como é que eu me garanto como criadora do meu projeto, e se uma pessoa totalmente desqualificada e desonesta se tornar o diretor só porque uma turma votou nele? Se isso acontecer, eu fecho meu projeto. Porque nunca que eu vou deixar a direção do projeto que eu criei, dei tudo de mim coloquei dinheiro do meu bolso, nas mãos de outra pessoa como, aceito a idéia de ter um grupo de pessoas da mais alta confiança dividindo a direção do projeto, mas nunca que eu possa ser colocada de lado ou substituída pois sou a fundadora, coração e cérebro do meu projeto
Como eu resolvo isso? Qual o papel do fundador realmente? Qual a garantia que ele tem de que o seu projeto e que leva o seu nome será encabeçado por outras pessoas futuramente e que até podem colocar o fundador de lado? Como é isso na prática?

Atenciosamente

Olá amiga

O mínimo aconselhável é de cinco pessoas, menos é impraticável, não se consegue nada sozinho. Uma ONG não é propriedade de ninguém, ela pertence à comunidade. Quando se cria uma ONG tem de estar ciente que você não está criando algo para si, mas para todos.

Você precisa ter algumas pessoas para discutir um projeto e qual a melhor maneira de implantá-lo. Várias são as questões que terão que ser resolvidas e para isso você precisará de pessoas que discutam com você qual o melhor caminho a seguir.

Busque pessoas que se afinem com suas idéias, pessoas ligadas ao seu circulo de amizade, pessoas da comunidade que já tenham conversado com você e apoiado suas idéias. Se você freqüenta alguma Igreja, tenho certeza que lá você encontrara pessoas abnegadas como você para tocar seu projeto.

Quanto a Diretoria ela é eleita por 4 anos, nesse ínterim você já estará conhecendo melhor todos que participam dessa diretoria. E outra coisa, os sócios fundadores são integrante da ONG pelo tempo que quiserem, somente um motivo bem grave, ou um motivo pessoal poderá afastá-lo da ONG.

Procure fazer um estatuto que se se aproxime o máximo do que você acredita que seja bom para a comunidade e para você, mas lembre-se que uma diretoria não pode ser vitalícia, as mudanças tem de acontecer, elas fazem parte de democracia. Por isso você tem de certificar que as pessoas que você escolher, são pessoas de confiança e almejam o bem da comunidade, é necessário que todos acreditem que só buscando a cidadania para todos é que realmente estaremos mudando nosso país para melhor.

2 comentários :

  1. Victor ainda tenho muitas dúvidas,qual é de facto o poder do fundador de uma ong? O poder dofundadorda ong é permanente?

    ResponderExcluir
  2. Olá amiga
    O cargo presidente da ONG não é permanente.
    No estatuto deve constar as eleições.
    Art. 17º A Diretoria será constituída por um Presidente, um Vice-presidente, Primeiro e Segundo Secretários, Primeiro e Segundo Tesoureiros.

    Parágrafo Único - O mandato da Diretoria será de ______anos, sendo vedada mais de uma reeleição consecutiva.
    Abraços

    ResponderExcluir

Caso tenha gostado do que encontrou aqui, comente o artigo que acabou de ler.

Passo a passo de como criar uma ONG