As melhores peças para seu carro podem ser encontradas aqui

Http://www.Motordoctor.PT

06 abril 2011

Entrevista para Thaís Rabello, Aluna de Turismo da UFRRJ

Boa noite Victor S. Gomez,
sou aluna da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e estou cursando o quinto período de Turismo. Estou realizando um trabalho com minha turma sobre Seropédica. Estou a procura de ONGs em Seropédica e li que você fundou a  ONG CECI – Centro Cultural Criança Cidadã, gostaria que se você pudesse me enviasse todas as informações sobre a mesma, quando começou, como você teve a idéia, como foi o começo, aonde é realizado o trabalho, com quem, quem atua na ONG, que ajudas a mesma recebe, etc. Você conhece outras
ONGs
que atuam em Seropédica? Poderia me informar quais são e se teria como eu conhecer mais sobre elas?  Gostaria muito que você me ajudasse com essas informações o mais rápido possível.

Grata,
Thaís Rabello


  

Quando você teve a idéia de fundar o CECI e o que o motivou a fundá-lo?

No ano de 2002, eu e alguns moradores da comunidade do bairro Campo Lindo em Seropédica, fundamos ONG Centro Cultural Criança Cidadã (CECI), com o intuito de levar cultura para as crianças daquela localidade.
O projeto tinha o objetivo de incentivar a leitura e e resgatar a auto-estima de crianças e adolescentes do município.
Sentimos a necessidade uma biblioteca em Seropédica, lugar onde eu morava na época, um município recém emancipado, onde faltava tudo.

Quando foi inaugurada a instituição e com o apoio de quem a mesma contava para continuar seu trabalho?

Percorremos um longo caminho até legalizarmos a instituição, começamos a entrar em contato com empresas e outras ONGs, buscando parcerias. O trabalho foi difícil, mas após alguns meses, conseguimos uma casa em comodato com a paróquia Maria mãe da Igreja e demos inicio aos trabalhos. Montei um curso de informática, com dez computadores, em parceria com o CDI – Comitê para Democratização da Informática, uma biblioteca comunitária com cerca de três mil volumes e formamos um grupo de teatro (Trupe da Leitura), que levava o incentivo a leitura nas escolas do município. Tivemos também o apoio de muitos moradores do Bairro Dom Bosco, onde a ONG foi instalada. Quando fazemos um trabalho sem interesse, apenas com intuito de ajudar, fica mais facil ele dar certo.



A instituição recebia alguma ajuda do governo ou de empresas?

Não, apenas tínhamos apoio da XEROX do Brasil, com uma pequena parceria na impressão do material de divulgação da ONG (panfletos, cartazes, folders e outros)

Quanto tempo a instituição durou e quando foi fechada?

O funcionamento da instituição se deu de 2002 a 2006.
Não sei ao certo porque ela fechou, mas pelo que me falaram o CECI não encontrou ninguém com disponibilidade para dar continuidade ao trabalho que realizei.



Por que você saiu da mesma?

Com minha mudança para Valença ficou inviável a minha permanência como Diretor Executivo do CECI, então resolvi me afastar da instituição, pois sempre acreditei que quando fundamos uma ONG, não o fazemos com intenção que ela seja uma propriedade nossa, mas sim da comunidade.
Hoje, em Valença, participo de dois projetos de meio ambiente como Diretor de Marketing e informática: SOS Serra dos Mascates e IDDEIA.
www.serradosmascates.com
www.iddeia.com

Qual era a principal finalidade do CECI?

Esse trabalho foi fruto do amor, carinho e dedicação de pessoas, que realmente acreditavam no que estavam fazendo. Um trabalho que buscava a melhoria da auto-estima de crianças e adolescentes daquela comunidade e que tinha como meta mostrar que todos têm possibilidade de ter um futuro melhor. Ter sido fundador do Centro Cultural Criança Cidadã e ter trabalhado com voluntários da melhor qualidade, foi a experiência mais enriquecedora da minha vida. Digo isso, por lembrar de um tempo em que fazíamos um trabalho de qualidade com dedicação e desprendimento. Citar nomes não é o que importa, todos sem exceção sabem o que sinto e o que penso de cada uma das pessoas que dividiram seu tempo e seu amor com um trabalho que tinha o propósito de dar dignidade e cidadania a todas as crianças que frequentavam o CECI.

Existe alguma ONG atuante hoje em Seropédica?

Não sei, pois estou afastado de Seropédica há algum tempo e só tenho tido contato com os adolescentes que participaram da ONG, que agora já são adultos.

Buscar por:

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Caso tenha gostado do que encontrou aqui, comente o artigo que acabou de ler.

Passo a passo de como criar uma ONG