As melhores peças para seu carro podem ser encontradas aqui

Http://www.Motordoctor.PT

10 fevereiro 2011

Como Tocar um Projeto e Captar Recursos

"Fazemos parte de uma associação de mulheres, denominada grupo M.A.E, mulheres agentes exemplares. Temos um projeto de funcionarmos como célula de capacitação através dos cursos de artesanato, quais ofertamos a comunidade gratuitamente, desejamos montar um atelier comunitário, onde as pessoas possam participar das oficinas permanentes como: bordado a mão, crochê e renda no bilro, além de várias outras tipologias quais levaremos até outras localidades.
 
Os cursos terão certificados e as peças produzidas serão vendidas no atelier. As artesãs que façam outros tipos de produtos poderão usufruir do espaço para expor e vende-los.

Enfim queremos formar grupos produtivos, nas tipologias as quais temos maiores habilidades, renda, crochê, bordado, costura e bonecas de pano.

Serão cinco modalidades de grupos produtivos. As mulheres que não fizerem parte desses grupos poderão obter renda extra como sacoleiras. Faremos eventos como feiras, exposições, concursos e outros.

Ajude-nos transformar essa idéia em um projeto capaz de ser contemplado com algum tipo de recurso financeiro, pois só temos a idéia e boa vontade.

Precisamos de matéria prima, ajuda de custo para mestres artesãs e despesas com aluguel, água, luz, telefone, etc.

Abraços Liduina"


Olá Liduina
A busca por recursos é um dos grandes problemas que afligem as ONGs. É preciso que se tenha um bom projeto em atividade para que se consiga apoio das empresas.

Se você conseguir tocar esse projeto, mesmo que com dificuldades, com certeza mais cedo ou mais tarde sua ONG terá o trabalho reconhecido e os recursos virão.

Ter um projeto já pronto, fundamentado em bases solidas, pode ser a melhor forma de conquistar apoio. Não espere que o dinheiro entre sem ter o que mostrar. Crie um projeto de incentivo a leitura, um grupo de dança, ou um projeto de complementação escolar. 

São exemplos simples, mas que dão resultado. Depois procure os comerciantes da área e convide-os para visitar sua instituição. É um bom começo. Outras formas de conseguir ajuda é organizar um bingo, um jantar dançante ou uma rifa. Várias idéias podem surgir, principalmente se você reunir o grupo que trabalha com você e discutir novas propostas. 

Podem ser feitos também projetos de geração de renda. Montar um projeto de um curso de artesanato pode ser uma boa idéia, pois mais adiante os produtos podem ser comercializados e a renda dividida entre os alunos e a instituição.

Um bom livro que me ajudou bastante e que já apresentei para algumas pessoas chama-se, "Funções Gerenciais de uma ONG - Prncipais Funções Gerenciais" de Fernando G. Tenório, publicado pela Fundação Getúlio Vargas.
Há algum tempo, pesquisando na internet, achei três links muito interessantes. Leiam com atenção, vocês só tem a ganhar.

Terceiro Setor

Alguns livros que podem também ajudar muito:
AZEVEDO, Tasso Resende de. Buscando Recursos para seus Projetos. São Paulo: texto novo, 1998.

CARVALHO, Nanci Valadares de. Autogestão: O Nascimento das ONGs. São Paulo: Editora Brasiliense, 1995.

DRUCKER, Peter. Administração de Organizações Sem Fins Lucrativos: Princípios e Práticas. São Paulo: Pioneira, 1994.

FERNANDES, Rubem César. Privado porém Público: O Terceiro Setor na América Latina. Rio de Janeiro: Relume-Dumara, 1994.

FREITAS, Maria Ester de Freitas. A História de um Sonho: Prêmio FENEAD. São Paulo: Fundação EDUCAR Dpaschoal,1997.

HESSELBEIN, Frances; Marshall Goldsmith; Richard Beckhard e Richard F Schubert. A Comunidade do Futuro. Editora Futura, 1999.

IOCHPE, Evelyn Berg (Org). 3º Setor: Desenvolvimento Social Sustentado. São Paulo: Paz e Terra S.A, 1997.

fonte: http://www.cnep.org.br/bibliografia.asp

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Caso tenha gostado do que encontrou aqui, comente o artigo que acabou de ler.

Passo a passo de como criar uma ONG