As melhores peças para seu carro podem ser encontradas aqui

Http://www.Motordoctor.PT

23 janeiro 2011

Responsabilidade Social: Instituto “Povo do Mar”

"Caro Victor.. Bom dia!

Meu nome é Paulo Eduardo Montenegro.. mas pode me chamar de Dado..

Estou enviando este email por estar iniciando uma ONG e gostaria de um apoio de alguém mais experiente no assunto.. vi o seu website e gostaria que, se possível, vc me ajudasse com sua experiência..

Moro em Fortaleza-CE, trabalho no ramo imobiliário e tenho o SURF como esporte/hobby..


Eu e um grupo de amigos fundamos uma instituição sem fins lucrativos em set/2010, o IPOM - Instituto Povo do Mar.. com o objetivo de melhorar a qualidade da infância de jovens moradores comunidades carentes..

Adentramos no bairro Serviluz, em FOrtaleza, e estamos elaborando um projeto de assessoramento de 2 escolinhas de surf, que no total possuem 150 alunos da faixa etária entre 5 e 18 anos..
O bairro Serviluz é um bairro muito pobre, violento e com um alto índice de vício da comunidade pelo crack, mas que tem como ponto positivo o melhor local do estado para a prática do surf.. surgindo dessa periferia grandes nomes de surfistas profissionais que representam muito bem o estado e o país em competições, tanto nacionais como internacionais..

 

Em 2010 foi o ano que adentramos na comunidade a fim de compreender as reais necessidades do local.. realizamos vários eventos para integração da comunidade com as nossa instituição:

* Dia Mundial de Limpeza de Praia;
* Campeonato de Surf entre os menores do bairro Serviluz;
* Dia da Criança;
* Embelezamento da orla da praia do Titanzinho-Ce-Serviluz;
* Natal.

 

Todos esses eventos foram realizados pelo movimento de voluntários e patrocinadores informais.. tudo meio que de última hora.. mas que deu certo!

Ou seja.. estamos com o sinal verde para adentrarmos naquela comunidade com projetos que tragam melhorias para os mesmos..

 

Nas 2 escolinhas funcionam somente a atividade de Aula de Surf.. que é a atividade-chave.. e algumas aulas esporáticas dirigidas por voluntários informais..
A nossa idéia para 2011 é complementar as atividades extra-curricular das escolinhas com mais 3 atividades-chaves.. Artesanato, Música e Psicologia.. fazendo com que esses jovens saiam das ruas e exerçam uma atividade que os façam crescerm como indivíduos, gerando melhores
cidadãos..

Ou seja.. o garoto tem que ter entre 5 e 18 anos.. mostrar que está matriculado em uma escola, mostrar boletim e frequência para o coordenador da escolinha a qual pertence.. se ele estuda de manhã..  ele cursa a escolinha de surf na parte da tarde.. e vice-versa..

 

As aulas passariam 1 atividade esportiva.. para 4 atividades-chaves:

* Surf: Aulas de surf no quintal de casa..
* Artesanato em Argila: Um artesão experiente + 2 instrutores irão
ensinar aos alunos a modelar com argila e a vender a arte (gerando
fonte de renda);
* Música através do Maracatu: Um artesão/músico + instrutores irão ensinar aos alunos a fabricar o instrumento, tocar e vender.. (gerando fonte de renda);
* Psicologia Infantil: Um psicólogo infantil abordando temas de difícil acesso para os alunos (sexo, drogas, familia etc)

 

Já realizamos um esboço de orçamento anual para a instituição rodar..  porém vi que o processo de captação de recursos é lento.. então já estou correndo atrás para conseguir verba para começar a rodar essas ativdades.. mas gostaria da sua ajuda em como posso criar um projeto bem detalhado e explicado para que convençamos às pessoas em nos ajudar..
 

Estou querendo entender TUDO e mais um pouco sobre todas as formas de captação de recursos possíveis.. incentivos fiscais para PF e PJ, OSCIP etc.. para que eu possa captar os recursos necessários para que possamos rodar o IPOM.

Caso vc possa nos ajudar.. agradeço, de coração, desde já!

Grande Abraço! Dado."


Olá amigo Dado

A captação de recursos é uma das fases mais difíceis de uma ONG.

Muitas pessoas me escrevem pedindo informações de como captar recursos, tento orientar da maneira melhor possível, mas deixo claro aqui que não é fácil.

Outra coisa que lhe digo é que não sou especialista em elaboração de projetos, apenas disponibilizo alguns projetos que criei e outros que encontrei em minhas andanças pela internet. Além do que, escrever um projeto é uma experiência própria, de quem esta vivendo determinada situação, não tem como eu escrever sobre algo que eu desconheço.

Sou sim, uma pessoa que tem um relativo conhecimento em como fundar uma ONG e repasso esse conhecimento, pois acredito que todos têm direito a cidadania.

Pelo que você me escreve, percebi que você é uma pessoa esclarecida e inteligente e está no caminho certo. Acho que o que falta a você é apenas alguma capacitação em elaboração de projetos e captação de recursos.

Outra coisa que vejo também é que talvez você tenha que divulgar um pouco mais o seu projeto. Crie um Blog, distribua panfletos, espalhe essa idéia nas redes sociais, faça seu projeto aparecer. Tenho certeza que se você der visibilidade ao seu projeto, logo ele será encontrado.

Continue nesse caminho, buscando sempre ajudar a quem precisa, sempre pensando positivo, que logo você terá o devido reconhecimento.

Será um prazer para mim, mais adiante, ouvir falar do seu projeto e saber que você conseguiu o apoio necessário para tocá-la e quem sabe fazer uma visitinha e tomar um banho de mar nessas praias tão lindas.

Abraços

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Caso tenha gostado do que encontrou aqui, comente o artigo que acabou de ler.

Passo a passo de como criar uma ONG