30 dezembro 2010

Quilombo São José

No início de  ano de 2010 eu e meu amigo Igor Alecsander visitamos o Quilombo São José aqui em Valença.

Distante de tudo e de todos os quilombolas, como são chamados os moradores do quilombo, nos receberam muito bem. Alguns projetos apóiam o Quilombo, mas senti que eles estão bastante abandonados pelo governo.

Tiramos algumas fotos mas não demoramos muito no local, pois o tempo estava mudando e ficamos preocupados com a chuva que poderia cair a qualquer momento e nos deixar presos ali.

Ficamos de voltar mais calmamente uma próxima vez, com o tempo mais firme. Espero que esse ano nosso retorno se torne realidade.

Aqui estão algumas fotos desse passeio, para quem não conhece um quilombo de perto. São pessoas ótimas, sempre tem festa por aqui. Quando vier visitar Valença não se esqueça de dar uma passadinha pelo Quilombo São José.

O Igor acabou de fazer esse comentário:
-Não sei se recorda, mas este dia foi o do temporal mais forte que teve no RJ este ano. Temos voltar lá Victor, feliz 2011 p/ você e família. Abraços





"O Quilombo São José da Serra é uma comunidade descendentes de escravos que está localizada no interior do estado do Rio de Janeiro, na cidade de Valença, e faz parte de um universo quilombola de 13 comunidades no estado e mais de 1000 comunidades espalhadas por todo o Brasil.

Quilombo não é algo que fazia parte apenas do nosso passado escravista. Tampouco se configura como comunidade isolada, no tempo e no espaço, sem qualquer participação na sociedade. Pelo contrário, hoje as comunidades mantêm se vivas e atuantes, divulgando sua cultura negra, e lutando pelo direito de propriedade de suas terras consagrado pela Constituição Federal desde 1988.

O Quilombo São José existe a cerca de 150 anos e é o mais antigo do estado. Cerca de 200 quilombolas moram no local, em suas casas de adobe ou pau-a-pique e telhado de palha. O trabalho em conjunto na agricultura de subsistência, o catolicismo, a umbanda, o artesanato tradicional, o fogão à lenha, o Jongo e o Terço de São Gonçalo fazem parte do cotidiano dos moradores desde a chegada dos seus antepassados na fazenda, por volta de 1850."





fonte: http://quilombosaojosedaserra.blogspot.com/

2 comentários:

  1. Não sei se recorda, mas este dia foi o do temporal mais forte que teve no RJ este ano. Temos voltar lá Victor, feliz 2011 p/ você e família. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo Victor, exelente postagem falando de história,desde já também quero agradecer as participações nos meus posts.pois temos muito haver,foi muito importante connhecer como amigo vírtual,adoro seu trabalho, você é especial, espero continuar vendo seu trabalho por muito tempo,desde já feliz ano novo.
    Abraço.

    ResponderExcluir

Caso tenha gostado do que encontrou aqui, comente o artigo que acabou de ler.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Posts Populares