As melhores peças para seu carro podem ser encontradas aqui

Http://www.Motordoctor.PT

20 dezembro 2010

13 Pontos Importantes na Composição de um Projeto

Evelyne Leandro em seu Blog de projetos sociais cita 13 pontos importantes na composição de um projeto.

Como estou engatinhando na elaboração de projetos sociais, trago aqui esse artigo que além de ser bastante interessante, contém uma carga imensa de conteúdo e dicas, que com certeza nos ajudarão no aprendizado de como elaborar um projeto social.

Vale ressaltar, que um projeto bem elaborado possibilita que todo trabalho aconteça de forma satisfatória para todos.

Todo projeto deve estar bem estruturado, para que os resultados sejam de qualidade e tragam retorno para o público alvo, seja ele em forma de insersão no mercado de trabalho ou mesmo conquista da cidadania.


 Abaixo os principais pontos de um projeto publicado pela Evelyne Leandro.

    * Apresentação da organização: dados e histórico da entidade proponente, descrição dos projetos já realizados e/ou em andamento, lista de parceiros e apoiadores.

    * Resumo: feito depois do projeto finalizado. Deve conter as principais idéias.

    * Contextualização: análise da situação, histórico e situação sócio-econômica da comunidade-alvo. Utilização de dados estatísticos ou referenciais.

    * Justificativa: o porquê de o projeto existir e deve ser aprovado, o nível de importância do projeto.

    * Objetivos: geral e específicos; que estão ligados à justificativa e aos resultados desejados.

    * Descrição do público alvo: caracterização de quem será atendido pelo projeto direta e indiretamente. Quantidade direta e indireta de beneficiários.

    * Quadro de Metas: relacionadas aos objetivos específicos, são as ações e os resultados que definirão o impacto do projeto. Devem ser acompanhadas dos indicadores quantitativos e qualitativos.

    * Metodologia: como o projeto será executado, quais modelos ou tecnologias sociais serão utilizados. Como será monitorado e avaliado.

    * Equipe Executora: (quem) a equipe profissional responsável pela execução e acompanhamento do projeto e como essa equipe irá trabalhar.

    * Parceiros: quem apoiará o projeto ou apóia a instituição.

    * Cronograma de execução: ações dispostas em prazos.

    * Orçamento: deve ser objetivo e claro, de acordo à disponibilidade do financiador.

    * Anexos: relatórios, cartas de apoio, currículo dos profissionais e o que a organização achar necessário para reforçar o projeto.

Quem seguir esses pontos, tentando ser claro em suas necessidades e demandas e buscando especificar claramente o publico alvo a ser atingido, quais recursos necessários e qual objetivo pretende alcançar, com certeza terá meio caminho andado para a aprovação do projeto.

Um comentário :

  1. GOSTEI MUITO DESTE SITE,EU ESTOU ME PREPARANDO PARA FAZER O PLANEJAMENTO DE UM PROJETO AQUI NA MINHA COMUNIDADE E ESTA SENDO DE MUITA IMPORTANCIA A LEITURA DESTES ARTIGOS.
    CONTINUE ASSIM,ÓTIMO.

    ResponderExcluir

Caso tenha gostado do que encontrou aqui, comente o artigo que acabou de ler.

Passo a passo de como criar uma ONG