As melhores peças para seu carro podem ser encontradas aqui

Http://www.Motordoctor.PT

11 outubro 2010

Dúvida sobre Advogado e Contador.


Um email do amigo Ediel.

"Olá Victor, tudo bem?

Estou te enviando esse email, pois faço parte de um grupo de pessoas que tem o interesse que realizar trabalhos voluntários de assistência social, e para isso, queremos fundar uma ONG, para realizarmos um trabalho organizado. Com isso surgiram algumas dúvidas. Passei a pesquisar sobre o assunto, até encontrar o seu site, onde esclareceu muito bem os passos que devem ser dados para concretizar essa fundação.

As minhas dúvidas consistem em:

1 - Você disse que preciso de um advogado. No caso o advogado precisa fazer parte da ONG, ou apenas rubricar as cópias dos documentos? O posso contar com qualquer advogado? E algum órgão do governo disponibiliza advogados para realizar tal trabalho?

2 - Você mencionou um contador, para realizar o registro da ONG. As perguntas sobre o contador é as mesmas sobre o advogado.

Se puder me esclarecer esses questionamentos ficarei muito grato. Obrigado.
"

Olá amigo Ediel

1- O advogado é apenas para ler, corrigir algum possível erro e assinar a primeira folha do estatuto e rubricar as outras páginas.
Não, o governo não oferece esse serviço, você tem de tentar conseguir um advogado que se identifique com os objetivos do seu projeto e que assine voluntariamente ou então terá de pagar um.

2- O contador é preferível que seja colocado como tesoureiro da instituição, isso facilitaria bastante. Converse com ele e diga que ele não fará todo trabalho, ele só precisa cuidar das isenções, ai você designa alguém para fazer o livro caixa e cuidar das notas e passa para ele o trabalho adiantado. Senão você terá de contratar um.

3 comentários :

  1. Otimo teu material meu amigo..

    Me posicione em relação a um assunto, sou Presidente de uma ONG e estamos com intenção de transformá-lá em OSCIP, você teria o modelo do Estatuto para nos adequar?
    Abraços

    Joel Silva
    12-88135478

    ResponderExcluir
  2. Nesse link tem o que você precisa amigo Joel. Abraços

    http://www.victorsgomez.com/2010/03/estatuto-de-oscip.html

    ResponderExcluir

Caso tenha gostado do que encontrou aqui, comente o artigo que acabou de ler.

Passo a passo de como criar uma ONG