As melhores peças para seu carro podem ser encontradas aqui

Http://www.Motordoctor.PT

26 outubro 2010

Ajuda em Projeto Cultural

Ola Victor Gomez,

Parabéns pelo seu trabalho, pelo seu comprometimento e pela idéia genial de socializar projetos, nos dando a oportunidade e a inspiração para melhorarmos nossas idéias e colocá-las no papel, de forma a se transformar em projetos com o objetivo de transformar a realidade social para melhor. Parabéns!! Estou verdadeiramente encantada com o seu oficio.

Você conhece Santo Amaro da Purificação, BA? Terra de Caetano e do samba de roda.
Pois lá tem a Casa do Samba de Santo Amaro, inaugurada em 2007, pelo então Ministro Gilberto Gil.
Foi criada pra ser a sede de uma associação de sambadeiros e um local para exposição permanente sobre o samba de roda do Reconcavo, patrimônio imaterial da humanidade. Além disso, aconteceria por lá, oficinas de dança, musica e confecção de instrumentos.

O que acontece?Todas as idéias iniciais não aconteceram, parece que o projeto parou. Não aconteceu nada além dessa inauguração e pouco se teve de proveito dela!! Hoje em dia A Casa do Samba esta fechada para essas oportunidades antes previstas e pasme, não existe nenhum projeto social sendo executado. Hoje em dia se tornou em um local para eventos como casamentos e festas. O porquê disso tudo, ainda quero descobrir. Mas na verdade, não é importante pra mim.
Eu quero é fazer, botar a mão na massa e desenvolver o projeto social que é necessário para aquele local e aquela comunidade.

Pensei em oficinas, eventos (palestras e etc. com o apoio logístico do Teatro D. Canô que fica ao lado da Casa do Samba), e claro com multiplicadores. Tudo bem parecido com o modelo de projeto social que você disponibilizou. Na verdade, é só adaptar a realidade local.

Eu já tenho idéia de alguns patrocinadores e parceiros.
Duvidas: Como posso desenvolver um projeto que o patrocinador vá ser ressarcido pelo imposto de renda?
O que você acha de um projeto assim?
Numa escala de prioridades, a quem eu levo o projeto para apresentá-lo primeiro, no âmbito de governo, para o secretario de cultura do município? Para a associação que é gestora da Casa do Samba?
Quais órgãos você me indica? Como fazer para que esse projeto passe pelas Leis de Incentivos?
Eu sou estudante de pós-graduação em Políticas Públicas, e tenho uma larga experiência em eventos e já trabalhei na Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico da minha cidade natal, que é no interior de Minas. Moro em Salvador, onde me formei em Gestora de Negócios em Turismo e como disse, estou na pós-graduação.
Conheço Santo Amaro e a Casa do samba, pela aproximação de identidades, por causa de amigos e pela admiração aos ídolos D. Canô, Caetano e Bethânia. Tenho inclusive, o aval deles na idéia do projeto.
E o que eles querem, é ver o meu projeto para que possam apoiá-lo.
Me ajuda a fazer esse projeto? Por favor....

Obrigada e mais uma vez, parabéns!
Ana Paula Ramos


Olá amiga Ana Paula
A principio quero agradecê-la pelos elogios e dizer que faço apenas minha obrigação como cidadão e voluntário.
Repassar informações, eu acho devia ser uma prática mais constante na vida de todos. Nada mais gratificante que sentir o retorno desse ato, ao ver que seus projetos levaram alguns jovens a escolher mais sabiamente seu caminho.
O voluntariado é uma pratica altruísta e deve ser praticada por todos, seja aonde for, nas Igrejas, Hospitais, Instituições. Se cada um der um pouquinho do seu tempo para ajudar seu semelhante, tenho certeza que todos só têm a ganhar.
Quanto as suas dúvidas:
1- Qual quer projeto quando aprovado por uma empresa será abatido no imposto de renda da mesma.
2- Você pode realizar um projeto cultural com pouco dinheiro, que tal começar com leitura e música, acho que você encontrará muito voluntários nessa área.
3- Apresente seu projeto a todos, ao máximo de pessoas possível, coloque ele na internet, divulgue seu trabalho o mais que puder.
4- Procure os editais de projetos na internet e inscreva seu projeto.

Pelo que vejo também, você tem tudo, trabalhou com turismo, é gestora de negócios, tenho certeza que você logo estará tocando esse projeto a todo vapor.
Quanto a escrever o projeto, acho que você tem plenas condições de fazê-lo.
Vou mandar um modelo que se você seguir, não tem como não dar certo.
Abraços

http://www.victorsgomez.com/2009/11/modelo-de-projeto-social-como-elaborar.html

Um comentário :

  1. Victor, parabéns pelo teu trabalho. Já votei para a segunda fase. Agora me conta uma coisa: como vai o "Lvro sem fronteiras"? Conta. Os lvros que doei já foram distribuídos em algum evento? Conta!!!!

    ResponderExcluir

Caso tenha gostado do que encontrou aqui, comente o artigo que acabou de ler.

Passo a passo de como criar uma ONG