As melhores peças para seu carro podem ser encontradas aqui

Http://www.Motordoctor.PT

13 agosto 2010

Projeto Serra da Concórdia


O projeto Serra da Concórdia é do amigo Luciano Fraga Ribeiro, ele é um dos integrantes da equipe técnica da Associação de Defesa do Meio Ambiente do Médio Paraíba - Valença - RJ. Postei a parte inicial do projeto, o restante, caso se interessem, pode ser baixado direto do site da AMA.


ASSOCIAÇÃO DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE DO MÉDIO PARAÍBA PREFEITURA MUNICIPAL DE VALENÇA - RJ

PROJETO SERRA DA CONCÓRDIA

IMPLANTAÇÃO
DO
PARQUE NATURAL MUNICIPAL
DO AÇUDE DA CONCÓRDIA

VALENÇA – RIO DE JANEIRO

Curso de Pós-Graduação em Administração e Manejo de Unidades de Conservação – AMUC - 1999

ALUNO: Luciano  Fraga  Ribeiro
ORIENTADORA: Profª. Sônia  Rigueira


“Sustentabilidade refere-se a um olhar para frente, conhecimento profundo da relação entre o local e o global para rupturas de horizontes e limites, de recriação do tempo presente, com vistas a subsidiar o futuro. Futuro que não é nosso nem daqueles que agora lêem estas linhas, refere-se à constituição de possibilidades para um viver saudável, rico e belo.”
Ética e meio ambiente / Prof. Fábio Cascino (PUC-SP/SENAC)

INTRODUÇÃO:

    O fato do século XXI ser considerado por diversos autores como o século da água traz de forma subjacente a crescente preocupação com um recurso que, quando em excesso traz morte e destruição e, quando falta, provoca profundas mudanças na atividade humana, acarretando um redesenho de toda a sociedade. A este problema acresce-se para o século XXI a justificada preocupação com a perda dos recursos genéticos. Como na maioria dos ecossistemas tropicais, tem-se observado uma aceleração no processo de erosão genética, fazendo com que nos últimos anos seja dada importância cada vez maior à biodiversidade como um elemento fundamental para a manutenção da vida no planeta e capaz de preservar valores éticos, religiosos e estéticos. Pressões antrópicas e ambientais, vêm, nas últimas décadas, comprometendo a biodiversidade, que é uma das propriedades fundamentais para a manutenção da integridade dos ecossistemas. No caso particular da Mata Atlântica este fato ainda se agrava. Esta formação, que inicialmente estendia-se de Norte a Sul, cobrindo toda região montanhosa e de planície da orla marítima brasileira e representava 15% do território brasileiro, hoje está reduzida a 7,4% desse total.

No Estado do Rio de Janeiro, a passagem de ciclos econômicos nos séculos XIX e XX como o do café,  sucedido por uma pecuária incipiente gerou um tipo particular  de paisagem caracterizado por uma feição pré-desértica: encostas desnudas com o solo exposto e de baixíssima produtividade. Este panorama é típico da bacia do rio Paraíba do Sul. Das áreas de Floresta Atlântica que situam-se à margem esquerda do Rio Paraíba do Sul, podemos citar como remanescentes a região de Cambuci, no norte do estado e a Serra da Concórdia na região de Valença, no Médio Paraíba. Porém ambas tiveram suas formações arbóreas originais devastadas durante os ciclos do café e da cana de açúcar respectivamente.

A Serra da Concórdia e as regiões limítrofes, foram, em 1994, incluídas na Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, pelo programa “O Homem e a Biosfera”(MaB) da Unesco e a Fundação Instituto Estadual de Florestas (IEF-RJ), fato este que veio corroborar para propor e executar o projeto de criação da primeira unidade de conservação no Município de Valença: o PARQUE NATURAL  MUNICIPAL DO AÇUDE DA CONCÓRDIA - PaNaMAC, que representa uma paisagem de rara beleza cênica e contém número significativo de exemplares da fauna e da flora atlântica, além de ser um grande e estratégico manancial de água potável para a cidade de Valença, e cuja proteção está a cargo das matas que o circundam.

O Projeto Serra da Concórdia:

O Projeto Serra da Concórdia vem sendo montado pela Associação de Defesa do Meio Ambiente do Médio Paraíba - AMA-Médio Paraíba e consiste num conjunto integrado e hierarquizado de medidas que visam proteger o patrimônio cultural e ecológico da Serra da Concórdia. Em termos legais, esta área seria preservada pelo PARQUE NATURAL  MUNICIPAL DO AÇUDE DA CONCÓRDIA, pela Reserva Ecológica Particular da Fazenda Santo Antônio da Aliança (já implantada), e pelo Parque Estadual da Serra da Concórdia - PESC na área da Fazenda Santa Mônica de propriedade da EMBRAPA, (outra fase do projeto). Dada a extensão desta proposta, adota-se como uma primeira etapa do Projeto Serra da Concórdia a implantação efetiva do PARQUE NATURAL  MUNICIPAL DO AÇUDE DA CONCÓRDIA. A sua efetiva implantação representará uma base operacional e institucional que permitirá a efetiva implementação da política de conservação das demais áreas da Serra da Concórdia.

Dentro do quadro ambiental da região, o presente projeto traz uma proposta de se conservar a um tempo recursos hídricos e bióticos do PARQUE NATURAL  MUNICIPAL DO AÇUDE DA CONCÓRDIA, por meio de uma administração participativa voltada para a educação ambiental e de forma sustentável.

OBJETIVOS:

O objetivo geral do Projeto Serra da Concórdia é o estabelecimento de um sistema auto-sustentável na esfera social e ecológica, de forma a se tornar um paradigma de exploração ecoturística em todo o estado. Para tanto se pretende a montagem de instalações físicas  no PARQUE NATURAL  MUNICIPAL DO AÇUDE DA CONCÓRDIA que permitam a recepção de visitantes como um pórtico-recepção, instalações para camping, museu, herbário, laboratório e estrutura para a fiscalização. Desta forma pretende-se alcançar uma educação ambiental participativa, em que os visitantes tenham acesso não só as informações científicas, mas participe de forma interativa de projetos demonstrativos de energias alternativas, pesquisas florestais e limnológicas e tenha a sua disposição uma trilha interpretativa. Completa este escopo um projeto piloto de reflorestamento de áreas degradadas.

Leia o restante no site da AMA.

Um comentário :

  1. Bom dia!

    Excelente o blog, bem como as infoemções e a preocupação em manter o meio ambiente maiis saudável...
    Já sou seu seguidro..
    Meus parabéns pelo belo trabalho
    Um ótimo fim de semana

    Marcio RJ

    ResponderExcluir

Caso tenha gostado do que encontrou aqui, comente o artigo que acabou de ler.

Passo a passo de como criar uma ONG