As melhores peças para seu carro podem ser encontradas aqui

Http://www.Motordoctor.PT

14 julho 2010

20 Anos do Estatuto da Criança e do Adolescente

 
Nesse ano o ECA comemora 20 anos.O Estatuto da Criança e do Adolescente foi instituído pela Lei 8.069 em 1990 e estabelecia os princípios básicos da garantia de direitos da criança e do adolescente.
É hora de avaliarmos esses anos e trabalharmos para que sejam garantidos os direitos e deveres de crianças e adolescentes.
Muitas ONGs vem desenvolvendo projetos para crianças e adolescentes, isso é de grande importância para o resgate da auto-estima de nossos jovens e crianças. Dar prespectivas e aumentar o leque de opções é fundamental para que crianças e adolescentes saiam definitivamente da faixa de exclusão social e tenham garantida sua cidadania.


Se você não conhece o estatuto da Criança e do Adolescente, pode ler aqui.

"O Estatuto se divide em dois livros: o primeiro trata da proteção dos direitos fundamentais da pessoa em desenvolvimento e o segundo trata dos órgãos e procedimentos protetivos. Para que a lei seja implementada no dia a dia da sociedade, foi criado o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA), que é um conjunto articulado de pessoas e instituições em prol dos direitos infanto-juvenis. Fazem parte desse sistema a família, as organizações da sociedade (instituições sociais, associações comunitárias, sindicatos, escolas, empresas), os Conselhos de Direitos, Conselhos Tutelares e diferentes instâncias do poder público (Ministério Público, Juizado da Infância e da Juventude, Defensoria Pública, Secretaria de Segurança Pública). Nesse especial sobre o aniversário do Estatuto, destacamos o papel do Conselho Tutelar, uma das principais portas de entrada desse Sistema."

2 comentários :

  1. Eu recorri ao COnselho Tutelar 2x e eles negligenciaram. Eu espero que as crianças e adolescentes tenham sorte, independentemente de qualquer estatuto que diz garantir direitos.

    ResponderExcluir
  2. Conselho tutelar negligênciando seu espaço de atuação, há muito que se caminhar ainda...
    Um abraço, obrigada por sua visita!

    ResponderExcluir

Caso tenha gostado do que encontrou aqui, comente o artigo que acabou de ler.

Passo a passo de como criar uma ONG