As melhores peças para seu carro podem ser encontradas aqui

Http://www.Motordoctor.PT

25 janeiro 2010

Em Busca de Recursos

Olá amiga Cleusa,
estou lhe mandando um artigo que publiquei no meu blog há alguns meses atrás, acho que ele pode de ser de grande ajuda, pois muitas pessoas ficam mesmo sem saber como captar recursos, quando estão começando um projeto social. Isso é normal, a competição é grande e você tem de se preparar pelo que vem pela frente. Busque se capacitar, invista em cursos de gestão de ONGs e elaboração de projetos sociais, compre livros sobre essa matéria, leia tudo o que puder sobre Terceiro Setor, ai sim você se sentira mais segura. De vez em quando, publico aqui no meu blog, alguns editais sobre projetos sociais, fique de olho atento.
Boa sorte e sucesso.


A busca por recursos é uma das coisas que mais preocupam os dirigentes de instituições. Conseguir boas parcerias, não depende somente de projetos bem redigidos e bem direcionados. Devo esclarecer primeiro, que várias ONGs sobrevivem sem amparo de grandes empresas. Existem várias formas de conseguir ajuda para dar continuidade ao trabalho de uma instituição. Nesse momento é que se vê como as pequenas parcerias e o apoio da comunidade, são fundamentais para dar prosseguimento ao trabalho realizado. Muitos pequenos comerciantes da região, onde está localizada sua ONG, devem estar interessados em ajudar, falta apenas uma boa conversa.


Ter um projeto já pronto, fundamentado em bases solidas, pode ser a melhor forma de conquistar apoio. Não espere que o dinheiro entre sem ter o que mostrar. Crie um projeto de incentivo a leitura, um grupo de dança, ou um projeto de complementação escolar. São exemplos simples, mas que dão resultado. Depois procure os comerciantes da área e convide-os para visitar sua instituição. É um bom começo. Outras formas de conseguir ajuda é organizar um bingo, um jantar dançante ou uma rifa. Várias idéias podem surgir, principalmente se você reunir o grupo que trabalha com você e discutir novas propostas. Podem ser feitos também projetos de geração de renda. Montar um projeto de um curso de artesanato pode ser uma boa idéia, pois mais adiante os produtos podem ser comercializados e a renda dividida entre os alunos e a instituição.


Mesmo as grandes empresas, quando apóiam uma instituição é por que já viram o trabalho da ONG já iniciado. Outras só aceitam inscrições de projetos, que já estejam em andamento e obtendo resultados. Por isso trabalhe e procure pessoas qualificadas, para redigir seu projeto. Tente encontrar entre os voluntários da sua instituição, aquele que tenha perfil para trabalhar como assessor de projetos. No CECI, eu trabalhava com mais uma pessoa, tínhamos um bom entrosamento e quando conversávamos com alguma empresa, o que um não sabia outro complementava. Caso não consiga, tente encontrar no Portal do voluntário, alguém que esteja mais familiarizado com essa área e queira ajudar.


Finalmente, se não achar ninguém, ainda existe a possibilidade de se conseguir parceria com pessoas trabalhem com Assessoria de Projetos. Procurar na internet pode ser outra opção, várias firmas ou particulares trabalham com assessoria; e melhor, já conhecem os caminhos.

2 comentários :

  1. Muito boa sua matéria bem explicada, serve de cartilha.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  2. Victor, fica aqui meu agradecimento por seu retorno.
    Estou visitando alguns tópicos do seu sit e blog, para conseguir trocar esses primeiros passos.

    Peço a Deus que lhe proteja sempre, para que cumpra serenamente sua missão como tens feito com tanto carinho!!!

    ResponderExcluir

Caso tenha gostado do que encontrou aqui, comente o artigo que acabou de ler.

Passo a passo de como criar uma ONG