11 dezembro 2009

Roteiro para Elaboração de Projeto Social


Roteiro de elaboração de projetos retirado do formulário de inscrição da Petrobras, Projeto Sou da Paz.

Apresentação
Descreva, sucintamente, os objetivos do projeto, as atividades previstas e os principais resultados quantitativos e qualitativos esperados.

Justificativa
Deve-se responder a questão: por que executar o projeto? Ressaltar os seguintes aspectos:
• o problema social que o projeto pretende solucionar ou equacionar;
• a relevância do projeto em relação aos beneficiários e sua influência sobre adolescentes e jovens;
• o impacto social previsto do projeto e as transformações positivas e duradouras esperadas;
• a área geográfica em que o projeto se insere; e
• as características demográficas, socioeconômicas, ambientais e culturais da população; e o estágio de organização e mobilização das comunidades.

Atividades Anteriores
Descreva, sucintamente, ações anteriores da Organização voltadas aos adolescentes e jovens, incluindo os principais resultados quantitativos e qualitativos obtidos. Pode-se descrever o próprio projeto em caso de sua ampliação, aperfeiçoamento e/ou replicação.

Objetivo Geral
Identifique os benefícios mais amplos que as ações do projeto deverão propiciar aos adolescentes e jovens, apontando os parâmetros cronológicos e de mensuração. Por exemplo: reduzir em 35% a morbimortalidade juvenil por causas externas, até dezembro de 2002.

Objetivos Específicos
Estes objetivos referem-se às etapas intermediárias que deverão ser cumpridas no curso do projeto. Portanto, devem estar necessariamente vinculados ao seu objetivo geral. Também devem ser específicos, viáveis, hierarquizados, mensuráveis e cronologicamente definidos. Preencha o quadro abaixo, descrevendo os objetivos específicos do projeto por ordem de importância (hierarquização); os resultados quantitativos e qualitativos esperados em cada objetivo (mensuração); as atividades que deverão ser implementadas para sua consecução; e os períodos de execução das atividades (cronologia).

Hierarquização
Enunciado do Objetivo
Resultados Esperados Metas
Atividades Principais
Períodos

Metodologia Empregada
Descreva a maneira como as atividades serão implementadas, incluindo os principais procedimentos, as técnicas e instrumentos a serem empregados. Destaque outros aspectos metodológicos importantes, como a forma de atração dos públicos beneficiários; locais de abordagem desses grupos ou de execução das ações; meios a serem utilizados na divulgação dos serviços; natureza e função dos agentes multiplicadores; e mecanismos de participação comunitária.

Avaliação Processual
Esta modalidade de avaliação refere-se à forma como o projeto se desenvolve e à eficiência dos métodos e procedimentos empregados, de modo a fazer mais com menos. Para cada atividade principal, identifique os indicadores quantitativos e qua-litativos de progresso e, ainda, os meios de verificação das informações, ou seja: onde, quando e como as informações serão coletadas e analisadas.

Nº de Atividades
Indicadores do Progresso
Meios de Verificação

Avaliação de Resultados
Esta modalidade refere-se à eficácia dos métodos e procedimentos utilizados e denota as transformações sociais geradas pelas atividades. Para cada objetivo específico, identifique os indicadores quantitativos e qualitativos dos resultados esperados, assim como os meios de verificação.

Nº do Objetivo
Indicadores de Resultados
Meios de Verificação

Avaliação de Impacto
Esta modalidade de avaliação refere-se à continuidade das transformações decorrentes das ações implementadas, ou seja, à sua efetividade. Para cada objetivo específico, identifique os indicadores quantitativos e qualitativos de impacto, assim como os meios de verificação.

Nº do Objetivo
Indicadores de Impacto
Meios de Verificação

Parcerias e Alianças
Identifique as principais parcerias ou alianças estabelecidas para a execução do projeto, incluindo os parceiros-executores, as instituições de apoio técnico, material e/ou financeiro, organizações de referência, consultorias, etc., especificando as funções de cada uma delas.

Organização
Principais Funções no Projeto

Orçamento do Projeto
Considerando as principais atividades estabelecidas em cada objetivo específico, indique o valor do investimento solicitado ao programa, assim como a contrapartida da organização e os recursos provenientes de outras fontes (se for o caso). Como contrapartida, poderão ser computados os valores estimados das instalações, materiais e equipamentos da organização, cedidos ou utilizados na implementação do projeto, assim como o valor das horas de trabalho da equipe técnica, desde que esses itens não estejam incluídos no investimento solicitado ao programa.

Nº do Objetivo



Total

Investimento Solicitado



Total

Contrapartida da Organização



Total

Outras Fontes



Total




Total

Equipe Técnica
Relacione a equipe técnica principal do projeto, incluindo a formação profissional (médico, assistente social, psicólogo, etc.), a função ou cargo (diretor, coordenador, educador, pesquisador, etc.) e o tempo que cada profissional dedica ao projeto, em número de horas semanais.

Nome
Formação
Função no Projeto
Horas Semanais

Comunicação do Projeto
Este módulo refere-se às formas e meios pelos quais o projeto dará conhecimento de suas ações aos parceiros e aliados, líderes e formadores de opinião do Terceiro Setor, autoridades governamentais, público interno e sociedade em geral. Destaque as estratégias e materiais a serem utilizados com esse objetivo, assim como os mecanismos de vinculação do projeto ao programa Petrobras Social. Não confundir com a promoção de serviços junto aos beneficiários do projeto.

Cronograma de Atividades
O cronograma é a distribuição, no tempo, das principais atividades previstas. Constitui um instrumento essencial de gestão e, por isso, deve ser elaborado com critério. Relacione as principais atividades do projeto, indicando os prazos de início e conclusão de cada etapa. Considerando o prazo de vigência do contrato de parceria (12 meses), use o mês como unidade do cronograma.

www.vivario.org.br/geracaodepaz

11 comentários :

  1. Estou desenvolvendo um projeto num bairro de baixa renda no municipio de Simões Filho para crianças e adolescentes que estão vulneraveis as drogas. O projeto inclui ensinamentos biblicos, oficinas de leituras, de reciclagem, reforço escolar dentre outros. Preciso de ajuda para terminar de escrever esse projeto para envia-lo para colaboradores.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Victor.
    Me chamo Hilda tenho 20 anos
    e um sonho, que agora vou ter possibilidades de realizar.
    Sempre sonhei em montar um projeto social,eu moro em Cachoeiras de macacu é uma cidade do interior do Rj. aqui no bairro de japuiba temos uma escola de samba, e o presidente da escola cedeu o espaço pra eu montar o projeto,juntamente com a escola de samba Beija -flor de ninopolis.gostaria quer vc me desse Um "Help" pois ñ sei por onde começar... tenho algumas ideias como:Oficinas de dança,Musica,artezanato em geral ,aulas de reforço,informatica enfim.
    seria voltado para crianças,adolecentes,adultos e idosos, mas principalmente crianças e adolecentes.
    seria interessante tbm se eles praticassem alguma atividade para gerar renda! renda que viria somar nas suas casas. é isso!! amei seu blog parabéns já votei em vc para o top blog ... me ajudaaaa!! rs Um fote abraço. Hilda de araujo

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia este site. Avalio-o como muito bom e de grande importância para ajudar a quem não dispõe de uma equipe de proficionais e técnicos para estas atividades. Estou pesquisando para estudar , aprender e possivelmente aplicar tais conhecimento em próximas elaborações. Gostaria de poder receber algumas sugestões ou modelos pelo meu e:mail elenaqueiroz@ bol.com.br Estamos precisando protocolar uma proposta de trabalho para o Ministério da Cultura nas áreas de Teatro, Danças Conteporâneas e Música ( musicalização para crianças, adolescenbtes e jovens Há necessidade de se incluir a 3ª Idade, também . Pretendo receber algumas informações dos responsáveis desta Organização. Tudo isso numa proposta de receber informações .........
    Pela minha inexpreriência em navegação, por não conhecer estas formas propostas para identificação pela internete é que optei por me identificar como anônima.

    ResponderExcluir
  4. Estamos fundando uma ong
    e este saite esta nos esclaracendo muitas coisas
    tudo muito esclarecedor
    parabens,obrigaga

    ResponderExcluir
  5. De todos os modelo de roteiros de projeto Social que eu pesquisei esse roteiro foi o que mais gostei, por apresentar um conteúdo mais clato, além de esclarecer claramente os objetivos do projejo esse roteiro mostra passo a passo como montar um projeto. A pesquisa foi de grande importância para mim e ajudou também a esclarcer algumas dúvidas.

    ResponderExcluir
  6. De todos os modelo de roteiros de projeto Social que eu pesquisei esse roteiro foi o que mais gostei, por apresentar um conteúdo mais clato, além de esclarecer claramente os objetivos do projejo esse roteiro mostra passo a passo como montar um projeto. A pesquisa foi de grande importância para mim e ajudou também a esclarcer algumas dúvidas.

    ResponderExcluir
  7. Estou prestes a montar um projeto para idosos aqui no paranoá, cidade satélite em Brasilia. Estou buscando o melhor para que meu projeto saia como sempre sonhei. Outro dia achei o local que precisava, fiquei muito feliz com a possibilidade de realização do meu sonho. Agora posso escrever e encaminhar para quem irá me ajudar. Fico feliz que tenha encontrado este site que me ajudou em concretizar minha busca por um ideal; de ver meus idosos assistidos. desde já obrigado!

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito desta pesquisa ideias nao me faltam quero agradecer por dividir conhecimento,se puder enviar novidades em relaçao a projetos ficarei feliz,emu email é bel_sylva@yahoo.com.br

    grata

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo blog, obrigada por dividir seus saberes, é bom saber que ainda existe pessoas que multiplicar para fazer parte de uma Unidade em Cristo e melhorar o mundo.
    Filomena

    ResponderExcluir
  10. preciso montar um projeto social para a escola e colocar em pratica e realmente não foi facil achar modelos,eu adorei o seu blog me ajudou muito obrigado

    ResponderExcluir

Caso tenha gostado do que encontrou aqui, comente o artigo que acabou de ler.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Posts Populares