As melhores peças para seu carro podem ser encontradas aqui

Http://www.Motordoctor.PT

02 outubro 2009

Consultoria

Recebi esse email da Camila Lazzarini, me pedindo informações de como agir, para colocar em prática seu projeto. Dentro do que eu sei, respondi dá melhor maneira possível. Não sendo um profissional da área de consultoria, tendo apenas minha pequena experiência como voluntário, em meus projetos sociais no terceiro setor, espero ter conseguido esclarecer as dúvidas da amiga.

"Caríssimo Victor, Este e-mail é para fazer uma consulta a você que tem experiência com o terceiro setor. Desde que comecei a estudar Enfermagem tenho o desejo de elaborar um projeto na área de saúde coletiva. Esse projeto tem como base a experiência de aprendizado que tive em toda a minha vida, onde percebo que tudo o que é fundamentado é melhor assimilado. Basicamente a idéia é de elaborar uma espécie de curso para comunidades carentes. O curso consiste em uma cartilha e aulas com fundamentos básicos de saúde, em linguagem didática e acessível com recursos de visualização para maior entendimento. Acredito que o conhecimento sobre o próprio corpo, alimentação e higiene - com princípios de microbiologia - façam com que as pessoas não fiquem tão reféns da figura superior e poderosa do Doutor e seus nocivos medicamentos alopáticos. É claro que não poderia ficar de fora uma abordagem holística e espiritual, mas sem figurar a religião, pois o meu desejo é incluir, não selecionar. Estou finalmente debruçada no desenvolvimento desse projeto, insegura com a falta de um diploma de nível superior, entre outras neuras que esse sistema perverso nos faz ter. Mas por outro lado impulsionada pelas vivências pessoais e carências alheias. A dúvida maior é mesmo sobre como viabilizar esse sonho. Pelo pouco que pesquisei somente a Pastoral da Criança desenvolve um trabalho semelhante. Vamos então com mais objetividade às dúvidas que tenho:
- Seria necessário ou ideal fundar uma ONG que atuasse nesse sentido para garantir a implementação de tal sonho/projeto?
- Caso seja, como, qual a melhor maneira de fazê-lo? -Poderia apresentar o projeto a alguma ONG já existente para conseguir recursos (que imagino serem mínimos) para implementação. Nesse caso você poderia me orientar, pois não conheço nenhuma além da Pastoral?
- Sendo eu uma profissional de nível médio, posso eu mesma assinar esse projeto, ou precisaria de um profissional mais graduado?
Como você pode perceber está tudo bem embrionário, mas o desejo é enorme. Espero que a minha urgência em ser útil tenha permitido ser clara. E desde já muito obrigada! Abraço, Camila"

Minha resposta:
Há alguns anos trabalho no terceiro setor na área de cultura, crianças e adolescentes, agora estou no meio ambiente e em um projeto de incentivo a leitura. Na saúde não tenho muita informação, penso que você deve precisar de algum profissional da área, um médico, mas você tendo o nível técnico de enfermagem acho que fica mais fácil. A fundação da ONG é essencial, facilita em muitas coisas e dá mais seriedade ao seu trabalho. Arregimente um grupo de pessoas que esteja afinado com sua proposta. Crie um estatuto com os objetivos, que se adéquem ao trabalho que você quer realizar, faça a ata de fundação e encaminhe ao cartório de pessoas jurídicas da sua cidade. Lembrando que o estatuto tem de estar assinado por um advogado. Para você aprovar projetos, tem de ter CNPJ. Nenhuma empresa ou governo financia uma pessoa ou um grupo, é necessário que aja uma instituição legalizada por trás. Caso não queira fundar uma entre na internet e procure por instituições que atuem nessa área. Existem ONGs que aceitam projetos de terceiros, mas eles precisam estar bem fundamentados. Aqui no meu blog tem uma seção com alguns modelos de projetos, ata de fundação, documentos básicos para fundação de uma ONG, é só adaptá-lo para as suas necessidades. Espero ter esclarecido pelo menos um pouco. Abraços

3 comentários :

  1. Olá, Victor,

    São informações das quais eu não tinha conhecimento.

    Abraços e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por tudo.Seguirei as recomendações e espero poder contar com seu auxílio.Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Oi Victor, excelente comentário!
    Um abraço

    Sol

    ResponderExcluir

Caso tenha gostado do que encontrou aqui, comente o artigo que acabou de ler.

Passo a passo de como criar uma ONG