13 setembro 2010

Como Criar uma ONG

Bons projetos só poderão receber ajuda de empresas ou do estado se a instituição estiver devidamente registrada e documentada.
Caso você tenha ainda alguma dúvida em como registrar sua ONG, entre em contato comigo pelo formulário de contato do Blog, tem um link logo acima.

Quinze pontos essenciais para abertura de uma Organização Não Governamental (ONG). Veja como fundar uma ONG. Depois muito trabalho e dedicação, para alcançar o objetivo de levar cultura e cidadania para todos.

1 - Definir objetivos e em qual área ela atuará (meio ambiente, cultura, saúde etc) ;

2 - Juntar pessoas interessadas em fazer parte dela (mínimo sugerido 05);

3 - Elaborar o Estatuto;

4 - Realizar a Assembléia de fundação. Não há exigência de número mínimo (ou máximo) de pessoas presentes nesta Assembléia. A única coisa necessária é que existam pessoas suficientes para ocupar todos os cargos criados no Estatuto.

5 - A Assembléia deve ser iniciada com um Secretário e um Presidente de mesa, nomeados na hora. Eles assinarão a ata da Assembléia.

6 - A Assembléia tem início com a apresentação do Estatuto. O mesmo deve ser discutido e aprovado. Caso surjam propostas de emendas a ele, elas devem ser votadas e incluídas, caso aprovadas, antes da aprovação final do Estatuto.

7 - Após aprovado o Estatuto, elege-se o Conselho Diretor da ONG (na mesma Assembléia).

8 - Após a eleição, todos os presentes na Assembléia Constitutiva devem, necessariamente, assinar uma lista de presença, onde devem constar o nome completo e o CPF de todos.

9 - Após isso ser feito, a mesa da Assembléia pode então encerrar as atividades. Feito isso, ela deve escrever a Ata da Assembléia Constitutiva, onde devem ser descritas todas as atividades realizadas na Assembléia. Deve também preparar uma lista contendo a relação dos nomes eleitos para o Conselho Diretor. Estes documentos devem ser arquivados, junto com a lista de presença e o Estatuto votado.

10 - Feito isso, o Conselho Diretor deve elaborar um documento a ser entregue a um cartório deregistros de pessoas jurídicas, onde constam o nome, endereço, RG e CPF dos membros fundadores.

11 - Após esta elaboração, o estatuto aprovado deverá ser levado para revisão e assinatura de um advogado. Após esta revisão, o Presidente do Conselho Diretor deve assinar também o Estatuto.

12 - Feito isso, o Estatuto, a ata da Assembléia Constitutiva, a lista de membros fundadores, a lista de presença da Assembléia, a lista de componentes do Conselho Diretor e um requerimento de registro de associação civil devem ser levados ao cartório de registro de pessoas jurídicas.

13 - Deve ser estabelecido um local para ser a sede da ONG (é necessário o endereço da ONG).

14 - Realizado o registro e estabelecida a sede da ONG, um contador deve ser oficialmente contratado. Ele se encarregará do registro de Pessoa Jurídica junto à Receita Federal, que dará um CNPJ e a declaração de insenção de imposto de renda à ONG, o que torna a mesma, por fim, existente e legalmente constituída.

15 - São necessárias 3 cópias do Estatuto e da Ata de Fundação.

fonte: http://www.ms.sebrae.com.br

18 comentários:

  1. Victor muita Paz! Estou lhe visitando. Parabéns pelo excelente trabalho .Gostei da beleza, maravilhoso seu blog. Estou esperando você,volte sempre! Votos de grandes realizações e prosperidade. Que as bênçãos divinas nos protejam e ilumine. Tenha um produtivo dia de trabalho. Deixo um abraço fraterno.
    Valdemir Reis

    ResponderExcluir
  2. Caro Victor é a primeira vez que visito seu blog e achei maravilhoso.
    Um grande abraço e que DEUS o abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Nunca soube como criar uma ONG. Por isso, acho o seu Blog imprescindível.
    Victor:
    Publiquei no Galeria e gostaria muito que vc apreciasse o post e deixasse a sua opinião.
    Um abraço,
    Renata

    ResponderExcluir
  4. NOITE, MEU NOME É PLÍNIO GADÊLHA, FAÇO PARTE DE UMA LOJA MAÇÔNICA E TENHO INTERRESSE DE FILIAR-ME OU CRIAR UMA ONG, ONDE POSSAMOS ATUAR JUNTOS COM A MAÇONARIA EM PROL DA NOSSA COMUNIDADE. ABRAÇOS.

    ResponderExcluir
  5. Olá amigo anônimo, caso queira algumas informações sobre ONGs, mande-me seu email para que possamos conversar. Estou pronto para ajuda-lo no que for possível. Abraços

    ResponderExcluir
  6. BOA NOITE IRMÃO.MEU NOME É ANDERSON, TENHO UM SONHO QUE É AJUDAR PESSOAS Q NÃO TIVERAM UMA SORTE NA VIDA.MINHA IDEIA É CRIAR UMA ONG.ONDE MEU OBJETIVO É AJUDAR AQUELAS FAMILIA Q MORA EM SITUAÇÃO PRECARÍA,MINHA IDEIA É SAIR EM CASAS DESTAS PESSOAS Q NÃO TEM A MINIMA CONDIÇÃO DE MORADIA É ESCREVER UMA HISTÓRIA DE VIDA DESTA FAMILIA, FALANDO DO SEU PASADO DAS DIFICULDADA Q ELES JA PASSARAM NA VIDA,E DOS SEUS SONHOS SEUS OBJETIVOS, ENFIM COM ESTA HISTÓRIA EU PASSARIA A DIVULGAR ATRAVEZ DE DE SATE,EMAIL,BROGS ETC.QUERIA COM ISSO PODER COMOVER AS PESSOAS Q TEM CONDIÇÃO FINACEIRA, PARA PODER AJUDAR HÁ QUEM PRESIZA,AE Q VEM MINHA IDEIA ATRAVEZ DESTAS AJUDA, Q SEJA EM DINHEIRO OU EM QUALQUER OUTRA COISA, COM OS RECUSOS Q A ONG.GANHACE IRIA SORTEAR AS PESSAS Q FORAM MOSTRADA PELO SITE DA ONG.ESTA PESSOA SOTEADA TERIA TUA CASA REFORMADA AE SIM TERIA UMA MORADIA DIGNA E VEVERIA MAIS FELIZ.
    ENFIM MEU PROJETO É AJUDAR ESTAS PESSOA Q MORA EM CASAS SEM CONDIÇÕES DE MORADIA DIGNA.
    É O NOME DA ONG SERIA, MORADIA COM DIGNIDATE PARA TODOS..
    ENFIM QUALQUER APOIO´É IDEIA SERAR BEM ACEITA CONTO COM O SEU APOIO.ATT: ANDERSON LIMA

    ResponderExcluir
  7. marcos nascimento18 de julho de 2010 00:42

    Boa noite! não é a primeira vez que passo pelo seu blogger, mas é a primeira vez que tenho a coragem de lhe escrever; sou aux de enfermagem e sempre gostei de fazer trabalhos sociais, hoje desemvolvo com apoio de alguns amigo um plojeto onde oferecemos qualidade de vida a melhor idade. Bem estou te relatando isto em poucas palavras porque por mas que tente não consigo desenvolver este plojeto p/ o papel nem evoluir a ata e estatuto da mesma, procuro com muita humildade oferecer qualidade de vida e saude aos outros mas sou pesimo com a burocracia, já penssei em me filiar c/ ontra ong, mas tenho receio de comroper meus principios não tenho medo de trabalho, gosto de costruir mas tá dificio ficar no vacúo do nada, peço de alguma forma que me ajude a continuar com esse ideal. marcosnascimento_73@hotmail.com
    fico no aguardo de seu pronuciamento.

    ResponderExcluir
  8. NUITO BOA A SUA AJUDA!!ESTAMOS CRIANDO UMA ONG PARA REABILITAÇÃO DE DEPENDETES QUÍMICOS.UMA PERGUNTA:COMO FAZER UM REGISTRO DE ASSOCIAÇÃO CIVIL?

    ResponderExcluir
  9. caro amigo vitor, com carinho e admiraçao, contituo essas palavras de agradecimento,ao prestar tamanha, informaçao sobre a criaçao de uma ong, pois levarei com certeza. a ong dos esportes, para as crianças carentes, e atletas carentes de destaque em nossa cidade de sao leopolpoldo rs, virtude e saude gall de sao leopolso

    ResponderExcluir
  10. Pergunta: como a ONG capta recursos para executar seus objetivos? De onde vem a verba?Porexemplo, se um dos projetos da ONG tem um custo mensal x (por exemplo: atendimento odontológico básico e gratuito para determinada população, como captar recursos para os investimentos iniciais, compra de material e pagamento de salários dos profissionais evolvidos???

    ResponderExcluir
  11. Escreva para meu email.
    victorsgomez@gmail.com
    Que estarei respondendo o meis rápido possível.
    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde,seu blog é realmente muito bom,eu tenho apenas uma duvida sobre a montagem da ONG,a parte diretória também é voluntaria ou existe algum tipo de remuneração para eles e outros funcionários?
    Obrigada
    Tereza
    terezasantanasilva@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. Caro Victor,
    Gostei muito de tudo que li aqui. Estou com um projeto na cabeça e quero por em prática! Acontece que sou um pouco novo e muitas pessoas não me levam a sério, (como se precisasse de idade para querer o bem ou ajudar o próximo). Venho então por meio deste te pedir um pouco da sua atenção e ajuda, para que possamos juntos conseguir realizar mais esse projeto social.
    Se tiver algum e-mail para contato onde possamos trocar mais informações peço por favor que me mande para poder entrar em contato!
    Um grande abraço e muita paz,
    Miguel Pithon

    ResponderExcluir
  14. Olá Victor,
    Saudações.

    Meu nome é Luciano Oliveira, moro e resido em Teofilândia-BA, sou professor e junto com alguns amigos temos uma ONG chamada fulô da caatinga que atua para revitalizar a arte, cultura e meio ambiente de minha região, durante a exitência da ONG (2007)já realizamos várias atividades, porém ainda não registramos nossa ONG porque não temos ideia de como fazer o seu estatuto, pois a nossa ONG é composta somente de 5 pessoas e não sabemso como começar.
    gostaria de ajuda se possível.

    Um abraço
    Luciano Oliveira
    lucianodudu@bol.com.br

    ResponderExcluir
  15. Sou professora de rede estadual de Macapá, e gostaria de fundar uma ONG para alfabetizar crianças dos 3 aos 5 anos.Como fazer?
    Abraços fraternos do meio do mundo.;)
    gugu_praseres@hotmail.com este e o imail do meu filho.

    ResponderExcluir
  16. Oi Victor! Bom dia! Procurando por como criar uma ONG passei pelo seu blog e adorei. Quero parabenizá-lo pelo conteúdo e pela sua dedicação e disponibilidade em ajudar as pessoas que sonham em ajudar outras mas não sabem como. Meu irmão tem um projeto e me pediu ajuda nas informações. Vou entrar em contato com você em breve e enviarei o meu email. Abraços. Maria.

    ResponderExcluir
  17. OI VICTOR! PRIMEIRAMENTE PARABÉNS PELO SEU TRABALHO.
    OLHA TEM GRANDE DESEJO DE AJUDAR PESSOAS CARENTES,NÃO SEI BEM COMO GOSTARIA DE CRIAR UM BLOG OU UMA ONG ,PARA AS PESSOAS DA CIDADE AONDE MORAM POSSAM DOAR,ALIMENTOS,ROUPAS E SAPATOS,MOVEIS E ULTENZILIOS.
    OBRIGADO....

    ResponderExcluir

Caso tenha gostado do que encontrou aqui, comente o artigo que acabou de ler.

Curso Online de Elaboração de Projetos Sociais

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Posts Populares