As melhores peças para seu carro podem ser encontradas aqui

Http://www.Motordoctor.PT

11 janeiro 2011

Voluntariado, Responsabilidade Social

Voluntariado e ativismo social promovem desenvolvimento humano e mudança social.

A CIVICUS: Aliança Mundial para Participação Cidadã, a Associação Internacional de Esforços Voluntários (IAVE) e o Programa Voluntários das Nações Unidas (UNV) têm o prazer de lançar uma publicação conjunta, Voluntariado e Ativismo Social: Caminhos para a participação no desenvolvimento humano. O documento é baseado em um estudo realizado pelas três organizações, entre 2007 e 2008.


O estudo conclui que voluntariado e ativismo social são importantes estratégias para a promoção da participação popular na mudança social e no desenvolvimento humano.

Flavia Pansieri, Coordenadora Executiva da UNV, disse: "Esta iniciativa entre UNV, CIVICUS e IAVE, que teve o seu início durante o Ano Internacional do Voluntariado (IYV), teve origem no nosso reconhecimento de que o voluntariado é um meio poderoso de envolver as pessoas no enfrentamento dos desafios do desenvolvimento e que ele pode transformar o ritmo e a natureza do desenvolvimento. "

A Secretária-Geral da CIVICUS, Ingrid Srinath, manifestou a sua esperança de que" Este trabalho irá ajudar a promover maior diálogo e colaboração entre organizações de voluntariado e de ativismo social em torno de objetivos comuns de desenvolvimento - e, desse modo, reforçar a participação dos cidadãos em prol da redução da pobreza e das desigualdades no mundo todo ".

Ecoando este sentimento, o Presidente da IAVE, Lee Kang-Hyun disse: "Espero que este trabalho seja amplamente utilizado para promover parcerias entre organizações de voluntariado e de ativismo social e incentivar as pessoas a participarem do desenvolvimento do capital humano e social."

O documento argumenta que o voluntariado, como o ativismo social, pode ser proposital e mudar de orientação. O voluntariado pode ser dirigido a influenciar a definição de agenda, de decisão política, tomada de decisão e de representatividade, e é também um mecanismo importante para promover a capacitação e transformação pessoal e social.

O documento também destaca o papel complementar e de apoio que o voluntariado e o ativismo desempenham no fomento da participação. Por exemplo, o ativismo social desempenha um papel importante criando lideranças, definindo áreas de ação e mobilização de pessoas. No entanto, o ativismo social depende das contribuições dos voluntários para efetuar as mudança que deseja.

"Temos que comemorar as distintas contribuições de diferentes formas de participação, tanto por meio do voluntariado quanto do ativismo social, e tirar partido destas experiências para criar ambientes mais fortes e que permitam a participação popular", observou a co-autora da publicação Helene Perold.


Englobando as melhores práticas em gestão voluntário e criando diversas oportunidades para os indivíduos agirem, também é crucial para a promoção da participação popular no desenvolvimento.

Nesta publicação, CIVICUS, IAVE e UNV convidam para o entendimento das características comuns e interdependentes do voluntariado e do ativismo social, de modo a que o vasto potencial do voluntariado para o progresso do desenvolvimento humano e da mudança social possa ser liberado.

A publicação completa está disponível para download gratuito. Clique aqui.
fonte: Portal do voluntariado

3 comentários :

  1. Gosto do seu blog.
    Vamos passar por aqui sempre .
    Estamos a divulgar o Dia Nacional da Coleta dos Alimentos . Se quiser divulgar aqui tambem seria bom .
    Abraços
    Pedro e Eninha
    http://www.oqueeisso.blog.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Victor, você esteve em nosso blog em outubro, desculpe a demora, parabéns pelos seus trabalhos sociais, muito bacana. Nós pretendemos desenvolver muitos outros projetos aqui em Diadema, porque vale a pena investir nas pessoas, o retorno é sempre gratificante. Eu dou como exemplo um dia em que fizemos o batismo da fanfarra, e estava demorando para começar e um pai resolveu levar o filho embora sem participar, mas 20 minutos depois a mãe voltou com nosso pequeno músico, dizendo que fazia questão que ele participasse, fiquei muito feliz neste dia com este ato espontâneo, mostrando a importância que nosso trabalho tem na vida destas crianças. Grande abraço, obrigado pela visita e sucesso cada vez maior em seus projetos. David.
    http://casagrande.blog.terra.com.br/
    Ah, se tiver adicione a gente no orkut, Ok?
    http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?rl=t&uid=11933543153583117862

    ResponderExcluir
  3. O voluntariado é uma forma de ajudar, mas por incrível que pareça os mais favorecidos são os próprios, a recompensa é imensurável. Um sorriso, uma lágrima, nada paga por estes momentos. Experiência própria.

    Meu querido amigo, linkei vc também, obrigada pelo carinho.

    Bjs, Tânia

    ResponderExcluir

Caso tenha gostado do que encontrou aqui, comente o artigo que acabou de ler.

Passo a passo de como criar uma ONG