As melhores peças para seu carro podem ser encontradas aqui

Http://www.Motordoctor.PT

14 janeiro 2011

Literatura: José J. Veiga

Um dos gênios da nossa literatura nasceu em 1915, em Corumbá, Goiás, José Jacinto Veiga, mais conhecido como José J. Veiga começou a escrever aos 45 anos. Foi jornalista da BBC de Londres e exímio tradutor de inglês.

Seu primeiro livro, Os cavalinhos de platipanto, foi publicado através de uma premiação. Por toda sua obra recebeu o Prêmio Machado de Assis, outorgado pela Academia Brasileira de Letras.

Realismo fantástico, ficção, hiper-realismo, nomes que classificavam sua obra e não eram aceitos por ele, por achar ter surgido antes dessa "moda". Deixou de ter um livro prefaciado por Guimarães Rosa, por não gostar de prefácios. Arranjou uma forma de falar com o amigo, que achou estar interessado em prefaciar um de seus livros, dizendo que não gostava dessas coisas. Em plena ditadura militar escrevia obras de cunho político-social.

A maior parte de seus livros fala sobre o homem do interior e o seu confronto com o progresso. A simplicidade da vida interiorana dualiza com a fantasia, o realismo fantástico e o lúdico. Faleceu de câncer no pâncreas e complicações causadas por uma anemia em 1999.

Alguns livros escritos por ele: A máquina extraviada (1968), Os pecados da tribo (1976), De jogos e festas (1980), Aquele mundo de vasabarros (1982), A casca da serpente (1989), Torvelinho dia e noite (1990), O risonho cavalo do príncipe (1992), Sombras de reis barbudos (1972), A hora dos ruminantes (1966), Os cavalinhos de platiplanto (1959) e Objetos turbulentos (1997).

2 comentários :

  1. Vim trazer uma estrela para o teu sonhar e milhares de sorrisos de anjos para enfeitar a tua semana, com meu carinho.

    ResponderExcluir
  2. Vou pesquisar sobre José J Veiga. Fiquei interessado. Gosto de realismo fantástico. Kafka, Murilo Rubião.Valeu pela dica!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir

Caso tenha gostado do que encontrou aqui, comente o artigo que acabou de ler.

Passo a passo de como criar uma ONG