As melhores peças para seu carro podem ser encontradas aqui

Http://www.Motordoctor.PT

09 julho 2010

Algumas Dicas para Abrir uma ONG


Penso que algumas pessoas que pretendem abrir uma ONG, e tocar seus projetos, não sabem como proceder. Então estou postando aqui, algumas medidas que podem ser tomadas, por quem quiser iniciar um bom trabalho. Acho que algumas dúvidas se dissiparão daqui para frente, mas caso isso não aconteça, estou à disposição para ceder qualquer informação que esteja ao meu alcance.
  • O ponto principal é definir quais os objetivos sua ONG vai ter. Em quais áreas ela vai atuar? Cultura, educação, saúde, meio ambiente? Decida sempre em assembléia, para que tudo fique bem claro. Discuta incansavelmente esses objetivos.
  • Convide pessoas, de preferência da comunidade, onde ficará localiza a sua ONG, para formar a diretoria da instituição. O número mínimo de pessoas para formar a diretoria é de 5, se for mais, escolha pessoas que tenham afinidade com a área social ou que já estejam engajadas em algum trabalho voluntário.
  • Tente estabelecer objetivos bem claros para a instituição, na que eu fundei trabalhávamos com a educação e cultura. Oferecíamos teatro com incentivo à leitura, aulas de informática, Pesquisas escolares, reforço escolar e palestras, etc.
  • Acho que um dos passos principais é definir o local da sede, para poder começar o trabalho. Se não tiverem um local, façam parceria com uma associação de moradores ou com alguma igreja local, eles estão sempre abertos ao dialogo e tem muita vontade de ajudar.
  • Defina o estatuto social da forma que está no modelo que postei aqui anteriormente e imprima 3 cópias de cada. Não se esqueça da participação de um advogado, para a devida analise do mesmo e para que ele rubrique todas as páginas.
  • Faça a ata de fundação de acordo com o modelo já postado aqui e também imprima 3 cópias. Não se esqueça da assinatura de todos os participantes da assembléia.
  • O estatuto deve ser discutido e aprovado em assembléia geral, anunciada largamente na comunidade, onde também deverá acontecer a eleição da diretoria da instituição. Acabado o processo de discussão e aprovação do estatuto, registre em cartório de pessoa jurídica o estatuto e a ata de fundação. È opcional, mas também recomendável, que se publique em Diário oficial o resumo do estatuto.
  • Como falei anteriormente, tente encontrar na comunidade um contador, que se identifique com as propostas da instituição, para facilitar o trabalho das contas da ONG. Logo no inicio ele terá de dar entrada no CGC (CNPJ) o cadastro do Ministério da Fazenda e alvará de funcionamento.
  • Para terminar é bom que se solicite a qualificação da ONG, como Organização da Sociedade Civil de Interesse Publico no Ministério da Justiça, o que futuramente facilitará nas parcerias com Empresas e órgãos governamentais, como prefeituras e outros.

14 comentários :

  1. Victor,fique avontade!
    Pode pegar o texto,o importante é compartilhar e divulgar.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. oi,

    parabéns pela iniciativa de ajudar...ótimas dicas e garanto q com sua ajuda muitos irão se beneficiar.

    bjos carinhosos!

    ResponderExcluir
  3. Victor:
    Muito boas as suas dicas para abrir uma ONG. Eu nem fazia idéia de como proceder.
    Amigo, venho convidá-lo a ir apreciar o meu novo post. Está mais conciso e, modéstia à parte, tão bem feito quanto os outros. Aguardo a sua vista o mais breve.
    Um abraço,
    Renata
    wwwrenatacordeiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. oii Victor, obrigada pela visita no meu site, e muito obrigada pelo elogia...
    Ultimamente estou ouvindo só críticas, seu comentário me pôs mais pra cima!
    rs

    Tb gostei MUITO do conteúdo do seu site, bom mesmo!

    abraço

    ResponderExcluir
  5. ola boa noite gostei muito da suas dicas para abrir uma ong,mas eu gostaria de saber se há possibilidade de abrir uma ong para preservar a floresta,com reflorestamento,preservaçao etc......sem mais abraços ..

    ResponderExcluir
  6. boa tarde,gostaria que me orientase
    como abrir uma ong na area educacional,como é o procedimento,compramos mensalidade,para custos da ong,como ela se sustenta,a minha ideia é fazer tipo uma união de estudantes,dá um apoio social,tipo
    palestras sobre drogas,sexo,etica,ter encontros com os pais,professores,e falar da importância deles na vida dos jovens,etc,pagamos impostos,como acarmos com os custos
    obrigado,cristiane

    ResponderExcluir
  7. Parabéns mais uma vez Victor, com essas dicas com certeza a esperança aumenta mais e mais para que pessoas ajudem mais as outras. Parabéns mesmo.

    ResponderExcluir
  8. Victor,
    meu interesse é abrir um Centro Cultural na área de esporte, não exatamente uma ONG. Existe alguma diferença entre as duas opções? E quanto a isenções, imunidades, etc...?

    ResponderExcluir
  9. Olá Victor... Primeiramente quero agradecer a visita em meu blog.. tbm gostaria de lhe perguntar qnt eu gastaria para manter uma ong? ou simplesmente manter um pequeno projeto "de pé"?

    Luana Alves

    ResponderExcluir
  10. ola onde devo ir para abrir uma ong para ajuda familia carentes mas naum tenho dinhero q ajuda devo procura espero respost meu mail priolegario@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Esqueci de mencionar meu e-mail no comentário anterior referente a montar uma ONG sobre espiritualidade: ricardo@vidaaposamorte.com.br ou ricfelippo@hotmail.com. Obrigado.

    ResponderExcluir
  12. Parece que meu 1o. comentário não foi postado, não está visível. Bom resumindo eu gostaria de saber se é possível abrir uma ONG sobre espiritualidade (trabalho voluntário que faço há 11 anos, quero aumentar meu campo de ação. Faço palestras, administro o site www.vidaaposamorte.com.br, divulgo filmes e livros baseados em fatos reais sobre espiritualidade e vida após a morte. Exibo os filmes, arrecado alimentos,faço doações a entidades e famílias que necessitam, oriento pessoas que tiveram falecimentos na família, etc...Como não se trata de religião, mas sim de informações baseadas em fatos reais, gostaria de saber se estas atividades que faço podem ser abrangidas por uma ONG, tendo por objetivo divulgar cultura e educação.Sei que por lei os incentivos não atingem religião, o que não é o meu caso. Por favor de uma olhada no site e me dê sua opinião. Parabéns pelo excelente trabalho!!! Você está ajudando muita gente.

    ResponderExcluir
  13. Bem ...
    quero saber ja tenho documentos e necessários e o tempo exigido de funcionamento... mas trabalho somente com o apoio da comunidade ,qual o próximo passo para angariar verbas para trabalhar com contador e ter funcionários devidamente contratados para

    ResponderExcluir

Caso tenha gostado do que encontrou aqui, comente o artigo que acabou de ler.

Passo a passo de como criar uma ONG